Os veículos do Rio de Janeiro com placas com o número final em 0, 1 e 2 ganharam novo prazo para retirar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2020, seja ele físico, impresso nas unidades do Detran-RJ, ou digital, pelo aplicativo. O novo prazo agora vai até 31 de outubro.
De acordo com o Detran-RJ, o novo prazo foi estabelecido devido ao grande volume de reclamações de motoristas do estado carioca. A dificuldade de atendimento e a falta de vagas para agendar serviços nas unidades do Detran foram as principais reclamações.
O novo calendário
- Finais de placa de 0 a 6: até 31 de outubro de 2020
- Finais de placa de 7 a 9: até 30 de novembro de 2020
Agendamento nas unidades do Detran
Para realizar o agendamento da emissão do CRLV nas unidades do Detran do RJ, é preciso entrar no site ou ligar para os números (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042.
CRLV digital
Os proprietários de veículos podem ainda fazer o licenciamento pelo celular. Basta baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” do Denatran, disponível para Android e iOS.
É preciso estar em dia com o guia de recolhimento de taxas e com o seguro DPVAT.
Confira o passo a passo de como emitir o CRLV digital:
- Instale o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito no seu celular
- Cadastre o usuário
– Em seguida, abra e selecione: “Entrar com gov.br”
– Na tela seguinte, informe CPF e selecione “Próxima”
– Na próxima tela, crie uma conta e, após criá-la, retorne ao aplicativo e clique em “Entra com gov.br
- Baixe o CRLV Digital
– Faça o login
– Selecione “Veículos”
– Informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 12 caracteres)
– Selecione “Incluir” e estará pronto o seu CRLV Digital.
Licenciamento vencido
Caso o veículo seja abordado em uma operação de fiscalização do Detran-RJ, o proprietário tem até sete dias úteis para regularizar a situação. Se o licenciamento for regularizado dentro deste período, o auto de infração é cancelado.
Do contrário, se não for realizado dentro do prazo, além da cobrança da multa, entrará uma restrição no prontuário do veículo, que poderá ser removido caso seja parado em uma nova operação de fiscalização do órgão.