CNH online: Renove sua habilitação no Detran-SP sem sair de casa

O Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) está disponibilizando a renovação da Carteira Nacional de Habilitação de forma online, através da plataforma do Poupatempo. A CNH online fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

publicidade
CNH online: Renove sua habilitação no Detran-SP sem sair de casa
CNH online: Renove sua habilitação no Detran-SP sem sair de casa (Imagem: Reprodução/Google)
publicidade

A renovação da CNH por meio digital é um dos serviços oferecidos pelo Detran-SP, através do portal do Poupatempo ou aplicativo Poupatempo Digital, com o intuito de auxiliar os condutores durante esse período de pandemia e isolamento social.

O processo é muito simples, pode ser realizado para todas as categorias de CNH e está disponível para todo o estado de São Paulo. O Detran-SP informa que os condutores que tiveram o documento cassado ou suspenso não poderão usar o serviço.

A renovação da CNH online está disponível para os condutores que estão no período de renovação (vencidos a partir de 19 de fevereiro de 2020 e que tiveram validade prorrogada por tempo indeterminado, devido à pandemia), e não desejam alterar nenhum dado.

Após realizar a emissão da CNH online, o documento fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, sendo que a versão impressa é enviada pelos correios no endereço cadastrado no Departamento de Trânsito.

De acordo com o diretor da Prodesp, Murilo Macedo, “Durante o período de quarentena, o Poupatempo e o Detran-SP continuaram atendendo as necessidades da população pelos canais digitais. As renovações de CNH somam mais de 210 mil emissões pelo site e aplicativo dos órgãos de atendimento ao cidadão”.

Como fazer a renovação da CNH online

  • Acesse o site do Poupatempo, ou;
  • Baixe e acesse o aplicativo Poupatempo Digital;
  • Selecione a opção “Renovação de CNH”;
  • Preencha os dados solicitados;
  • Agende o exame médico em uma das clínicas credenciadas pelo Detran-SP;
  • No caso das pessoas que exercem atividade remunerada, agende o exame psicológico.

Pronto, agora basta realizar os exames e, após a aprovação, pagar a taxa de emissão do documento em um dos bancos cadastrados, ou seja, Santander, Banco do Brasil ou Bradesco. Lembrando que, com a modernidade, todos esses bancos oferecem serviços de pagamento online.

Segundo o Detran de São Paulo, a foto usada no documento será a mesma que a utilizada no documento anterior. Porém, se o cidadão tiver passado por alguma mudança na aparência será necessário atualizar.

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Gláucia Alves, formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi professora por 7 anos. Esse ano começou a trabalhar como redatora e como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR e realiza consultoria de redação on-line.