Detran SP: Renovação da CNH pode ser feita pela internet; saiba como!

Você gostaria de renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem precisar ter que sair de casa? O Detran SP, por meio da assessoria de imprensa, indicou que isso será possível por meio de plataformas digitais. A população de todo o estado poderÁ realizar a ação com mais segurança e facilidade. Sendo assim, você poderá ter a versão digital da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e uma versão impressa, via correio.

Detran SP: Saiba como realizar a renovação da CNH pela internet
Detran SP: Saiba como realizar a renovação da CNH pela internet (Imagem: Lays Peixoto)

Por conta da pandemia, as Permissões Para Dirigir (PPDs) e as CNHs que tiveram o vencimento após 19 de fevereiro deste ano poderão ter a prorrogação da validade por tempo indeterminado. Apesar de ser facultativo, Murilo Macelo, diretor da Prodesp, relata que o serviço continua disponível para os interessados.

“Durante o período de quarentena, o Poupatempo e o Detran.SP continuaram atendendo as necessidades da população pelos canais digitais. As renovações de CNH somam mais de 210 mil emissões pelo site e aplicativo dos órgãos de atendimento ao cidadão”, indica.

Como realizar a renovação

O processo está disponível para todas a categorias e para os motoristas que não desejam realizar mudanças de dados no documento, assim como quem não tem a habilitação cassada ou suspensa.

Primeiramente, o interessado deve acessar a plataforma do Poupatempo ou o aplicativo Poupatempo Digital. Logo após, deverá selecionar a opção de Renovação de CNH. Diante disso, preencherá o cadastro e agendar um exame médico em uma clínica que seja credenciada pelo Detran SP.

Também será indicado um profissional no caso de pessoas que tenham uma atividade remunerada (EAR) e precisam fazer o exame para incluir o dado na carteira. Depois da aprovação do exame, a pessoa deverá pagar uma taxa de emissão do documento nos bancos Santander, Banco do Brasil ou Bradesco — poderá também ser realizado em meio eletrônico.

Por fim, a versão impressa será direcionada ao motorista. Para a versão digital, serão enviadas informações no e-mail de como proceder por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Como fazer a CNH Digital

No caso de quem desejar realizar a carteira digital, logo após a renovação da habilitação, deverá solicitar pelo aplicativo Carteira Nacional de Trânsito (CDT) da SERPRO. A CNH digital terá a mesma validade da versão impressa.

Outros serviços digitais

Sã o mais de 60 opções de serviços disponíveis para a população. Entre as possibilidades, estão o registro e venda de veículos, liberação de veículos recolhidos e transferência. Para conferir, basta clicar neste link.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.