Segurados do INSS permanecem sem acesso as perícias médicas. Nessa semana, uma reportagem do Portal G1 mostrou que vários moradores do Rio de Janeiro estão tendo dificuldade para agendar atendimentos nas agências presenciais do Instituto Nacional do Seguro Social. De acordo com os cidadãos entrevistados, as solicitações permanecem sem resposta ou em período de análise, mesmo mediante a reabertura do órgão.
A crise do INSS permanece sendo pauta em toda a imprensa nacional. Diversos estados brasileiros estão tendo dificuldades para organizar os atendimentos dos aposentados e pensionistas que precisam realizar perícias médicas para terem acesso aos seus benefícios.
No Rio de Janeiro, com quatro unidades autorizadas para a operação, ainda há problemas.
Segurados criticam gestão
Cristiane Kaiber, beneficiária do INSS, afirma que desde o mês de abril vem tentando marcar um atendimento. De acordo com ela, sua perícia já estava definida, mas precisou ser suspensa com a chegada da pandemia. Agora, com as unidades reabertas ela permanece sem acesso ao serviço.
“Eu tinha uma perícia agendada para abril, que acabou remarcada para maio. Em maio, tive perícia agendada, eles desmarcaram e falaram que era para enviar a documentação para o aplicativo ‘Meu INSS’. Mandei a documentação e até agora não me dão uma resposta”, explicou.
De acordo com a cidadã, o aplicativo, tão mencionado para a manutenção dos agendamentos, não está funcionando. O sistema apresenta instabilidade e não há uma previsão de solução para que volte a receber seu benefício.
“Toda vez que acesso o aplicativo, pedem que eu aguarde, que está em análise. Eu tenho que voltar a trabalhar, tenho necessidades, meus filhos para sustentar. Minha geladeira e despensa estão vazias. Quando eles vão dar uma resposta?”, questiona.
Volta das perícias
É válido ressaltar que, mesmo com as agências reabertas desde o dia 14 de agosto, as perícias só passaram a ser feitas no dia 27.
O atraso ocorreu mediante impasses do INSS com os peritos que se negaram a voltar ao trabalho afirmando que não foram realizadas vistorias de segurança necessárias para o recebimento da população nas agências.
Na capital do RJ estão funcionando as seguintes unidades:
- Praça da Bandeira;
- Irajá;
- Méier;
- Copacabana.
Já em demais regiões funcionam:
- Niterói – Bairro de Fátima;
- São Gonçalo – Paraíso;
- Itaboraí;
- Cabo Frio;
- São Pedro da Aldeia;
- Paracambi.