Dificuldades para remarcar perícia médica do INSS continuam no Rio de Janeiro

Segurados do INSS permanecem sem acesso as perícias médicas. Nessa semana, uma reportagem do Portal G1 mostrou que vários moradores do Rio de Janeiro estão tendo dificuldade para agendar atendimentos nas agências presenciais do Instituto Nacional do Seguro Social. De acordo com os cidadãos entrevistados, as solicitações permanecem sem resposta ou em período de análise, mesmo mediante a reabertura do órgão.  

Dificuldades para remarcar perícia médica do INSS continuam no Rio de Janeiro (Imagem: Google)
Dificuldades para remarcar perícia médica do INSS continuam no Rio de Janeiro (Imagem: Google)

crise do INSS permanece sendo pauta em toda a imprensa nacional. Diversos estados brasileiros estão tendo dificuldades para organizar os atendimentos dos aposentados e pensionistas que precisam realizar perícias médicas para terem acesso aos seus benefícios.

No Rio de Janeiro, com quatro unidades autorizadas para a operação, ainda há problemas.  

Segurados criticam gestão  

Cristiane Kaiber, beneficiária do INSS, afirma que desde o mês de abril vem tentando marcar um atendimento. De acordo com ela, sua perícia já estava definida, mas precisou ser suspensa com a chegada da pandemia. Agora, com as unidades reabertas ela permanece sem acesso ao serviço.  

“Eu tinha uma perícia agendada para abril, que acabou remarcada para maio. Em maio, tive perícia agendada, eles desmarcaram e falaram que era para enviar a documentação para o aplicativo ‘Meu INSS’. Mandei a documentação e até agora não me dão uma resposta”, explicou.  

De acordo com a cidadã, o aplicativo, tão mencionado para a manutenção dos agendamentos, não está funcionando. O sistema apresenta instabilidade e não há uma previsão de solução para que volte a receber seu benefício.  

“Toda vez que acesso o aplicativo, pedem que eu aguarde, que está em análise. Eu tenho que voltar a trabalhar, tenho necessidades, meus filhos para sustentar. Minha geladeira e despensa estão vazias. Quando eles vão dar uma resposta?”, questiona. 

Volta das perícias 

É válido ressaltar que, mesmo com as agências reabertas desde o dia 14 de agosto, as perícias só passaram a ser feitas no dia 27.

O atraso ocorreu mediante impasses do INSS com os peritos que se negaram a voltar ao trabalho afirmando que não foram realizadas vistorias de segurança necessárias para o recebimento da população nas agências.  

Na capital do RJ estão funcionando as seguintes unidades: 

  • Praça da Bandeira; 
  • Irajá; 
  • Méier; 
  • Copacabana. 

Já em demais regiões funcionam: 

  • Niterói – Bairro de Fátima; 
  • São Gonçalo – Paraíso; 
  • Itaboraí; 
  • Cabo Frio; 
  • São Pedro da Aldeia; 
  • Paracambi. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.