A partir de hoje (5), o Banco Central (BC) disponibiliza oficialmente para a população o cadastro nos bancos e instituições para o sistema Pix. Este sistema permitirá transferências financeiras em até 10 segundos, com funcionamento em todos os dias da semana, 24 horas por dia.
O cadastro e as transações ficaram sob a responsabilidade das instituições financeiras. Todas estas empresas que tiverem mais de 500 mil clientes serão obrigadas a adotar o sistema a partir de hoje.
Diversas instituições já haviam feito um pré-cadastro com os clientes interessados. Sendo assim, hoje será o dia para a confirmação da facilidade no sistema, por meio da chave Pix.
A chave Pix funciona como um facilitador para realizar as transferências financeiras, pois o cliente poderá realizar o cadastro com alguma informação de identificação, como e-mail ou o número de celular, e evitar ter que digitar dados extensos toda vez que tiver que realizar alguma movimentação.
“Não é obrigatório cadastrar uma chave para fazer ou receber um PIX. Caso o usuário queira usar o sistema de pagamento instantâneo, sem a chave PIX, será preciso digitar todos os dados bancários do destinatário para realizar uma transação”, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Sobre as vantagens oferecidas, o especialista em informações para o mercado financeiro, Gustavo Cunha, afirmou ao InfoMoney que o novo sistema possibilitará recebimentos e pagamentos sem diversos intermediários, como temos hoje.
“Seu celular será a forma de transferir e receber dinheiro. Muitas outras funcionalidades que já existem em outros países que implementaram pagamentos instantâneos serão possíveis no Brasil com o Pix. Junto com o open banking o Pix vai colocar o Brasil novamente na lista dos países que lideram a inovação no mercado financeiro”, relata.
Na última sexta-feira (2), o Banco Central confirmou que 644 instituições estavam prontas para o início do cadastro. O processo se inicia hoje e durará até dia 2 de novembro. A aprovação das instituições dependerá de aprovação na etapa cadastral e homologatória.
Mais de um milhão de cadastros em poucas horas
O Banco Central divulgou hoje a tarde que já foi registrado um milhão de registros das chaves Pix. Até o período da manhã, havia sido confirmado cadastro de 200 mil chaves. Na primeira hora de liberação para o procedimento já tinha 50 mil chaves. Ou seja, em uma hora e meia, do início até 11h30, o aumento foi de 300%.