PIX: Será possível parcelar as compras através da nova solução de pagamentos?

A nova modalidade de pagamentos criada pelo Banco Central, o PIX começará a funcionar dia 16 de novembro permitindo transferências e pagamentos 24 horas por dia, sete dias da semana, inclusive em feriados. Sua chegada deve ‘aposentar’ os serviços de TED e DOC, hoje em funcionamento. Mas será que poderemos parcelar as compras através do PIX?

PIX: Será possível parcelar as compras através da nova solução de pagamentos?
PIX: Será possível parcelar as compras através da nova solução de pagamentos? (Imagem: Reprodução/Google)

Nesta primeira etapa lançada em novembro, NÃO está previsto a opção de parcelamento de compras. Porém, as instituições financeiras irão permitir que os clientes realizem seus pagamentos utilizando linhas de crédito (cheque especial, cartão de crédito e empréstimo).

Vendas parceladas pelo PIX em 2021

Provavelmente, os usuários poderão fazer pagamentos parcelados já no próximo ano. O Banco Central deverá integrar a medida, marcando oficialmente a entrada dos cartões de crédito na nova era de pagamentos instantâneos.

Qual será a taxa cobrada pela utilização do Pix?

O Banco Central estabeleceu que a nova modalidade de pagamentos será gratuito para pessoas físicas, podendo enviar e receber transferências e pagamentos sem custo algum. Os usuários pessoa jurídica deverão assumir o custo da transação – que será mais baixo que dos demais meios de pagamento já em circulação.

Saques

Além de acrescentar a opção de parcelamento de compras no próximo ano, o Banco Central também quer incluir uma funcionalidade que permitirá que os consumidores façam saques em estabelecimentos comerciais como padaria, supermercados, entre outros. Você irá transferir a quantia para uma loja de roupas ou um supermercado e recebe o dinheiro espécie no mesmo instante.

Todos vão querer o seu PIX

Todos as instituições financeiras que possuem mais de 500 mil clientes deverão oferecer o PIX como forma de pagamento através de seus aplicativos e serviços digitais. Instituições como o Itaú, o PicPay, Neon e Nubank se anteciparam e já deram início ao pré-cadastro de seus clientes interessados nas chaves PIX.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.