O Governo do Rio Grande do Sul divulgou no último dia 29 de setembro as datas para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos (IPVA) de 2021. Foi mantida a mesma diretriz sobre o IPVA de 2020, os motoristas tem a opção de parcelar e o calendário termina em abril.
O vencimento do IPVA para todos os veículos do estado continua no quarto mês do ano, isso de acordo com o final da placa. A última data prevista no calendário do governo é a de 26 de abril de 2021.
Os proprietários de veículos que quiserem realizar o parcelamento, podem dividir o imposto em três vezes. As datas de vencimento do imposto vão funcionar da seguinte forma:
- a primeira parcela deve ser paga até 29 de janeiro;
- a segunda, até 26 de fevereiro;
- e a terceira até 31 de março.
Os proprietários podem ainda antecipar o pagamento do imposto. Para isso, os valores podem ser quitados até 30 de dezembro de 2020.
A base de cálculo para o IPVA de 2021 ainda será publicada. Os proprietários devem aguardar até 30 de novembro para que o governo defina os valores.
Já em dezembro, os pagantes do imposto vão conhecer todos os detalhes sobre o IPVA 2021.
O que é o imposto?
O imposto cobrado anualmente de todos os proprietários de veículos automotores, como carros, motos, caminhões, ônibus e até aeronaves. O imposto tem um valor diferente de estado para estado.
Para que serve o IPVA?
O dinheiro arrecadado é dividido ao meio para o estado e para o município onde o veículo está registrado. O recurso pode ser utilizado para melhorias na infraestrutura das cidades.
Quem está isento do IPVA?
Os donos de veículos antigos, entre 10 e 20 anos, estão isentos da quitação do imposto. Os veículos adaptados para PCDs, os táxis, carros diplomáticos, máquinas agrícolas e veículos com potência inferior a 50 cavalos também estão inclusos na isenção.
Pagamento em dia
É importante quitar os valores referente ao IPVA em dia. Reserve um valor específico para isso, pois eventuais gastos podem surgir e o imposto pode gerar juros.