IPVA proporcional: Tire suas dúvidas e entenda como funciona

Ao adquirir um veículo novo é necessário que o IPVA proporcional seja pago. O valor desse imposto é diferente do cobrado aos demais proprietários de veículos. Veja mais informações de como ele funciona e mais detalhes sobre logo abaixo.

IPVA proporcional: Tire suas dúvidas e entenda como funciona
IPVA proporcional: Tire suas dúvidas e entenda como funciona (Foto: Google)

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto federal cobrado de todos os proprietários de automóveis de todo o território nacional. O valor que é cobrado por este imposto depende do Estado em que o automóvel foi registrado.

Para conseguir andar na rua com o veículo livremente, é preciso que se pague o IPVA todos os anos.

Ao comprar um automóvel no meio do ano de 2020, não é necessário que se pague o valor do imposto cobrado completo, mas sim o IPVA proporcional 2020.

O IPVA proporcional é o valor pago pelo proprietário do veículo equivalente ao tempo que ele ficou em circulação. 

Caso o carro não esteja no nome do proprietário desde que foi feito seus documentos, ele só pagará pelo imposto os meses em que seu nome esteve presente no documento.

Vale ressaltar que esta regra é válida apenas para os automóveis que foram adquiridos a partir de fevereiro. Assim o contribuinte paga apenas o período em que andou com o seu veículo.

Para calcular o IPVA proporcional é necessário levar em consideração as regras de cada estado. É importante também levar em consideração os meses ou dias restantes do ano para realizar o cálculo. Cada estado tem sua respectiva alíquota de aplicação sobre a categoria de cada veículo. 

Para conseguir fazer o cálculo se usa a alíquota e a sua multiplicação pelo valor que custa o veículo, conforme a tabela Fipe, para veículos seminovos. E para os automóveis novos é considerado o valor que consta na nota fiscal.

Assim que o contribuinte adquirir seu veículo é de extrema importância ir ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), e pedir os dados necessários sobre os prazos do IPVA proporcional 2020.

Também é preciso emitir o boleto de pagamento no prazo de até 5 dias após a compra do veículo. Não espere para pagar o imposto na data da placa. 

Para os próximos vencimentos, siga as regras estabelecidas para o pagamento. Com esse imposto pago, aguarde a chegada do novo documento e continue usando o veículo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!