Prepare-se melhor para a temporada de vestibulares 2021 seguindo estas dicas

As provas dos vestibulares 2021 começam a partir de dezembro, mas a preparação já vem há alguns meses. Separamos algumas dicas para ajudar os estudantes nesse momento de preparação.

Prepare-se melhor para a temporada de vestibulares 2021 seguindo estas dicas
Prepare-se melhor para a temporada de vestibulares 2021 seguindo estas dicas. (Imagem/Reprodução Google)

Vestibulares como o da USP, UNESP, Unicamp, UERJ, ITA, entre outros já têm suas datas de realização de provas definidas.

Alguns desses processos seletivos são os mais concorridos do país. Pensando nessa maratona de vestibulares que vem pela frente, separamos 5 dicas:

  1. Tenha um cronograma de estudo

Já trouxemos dicas de como elaborar um cronograma de estudo para o Enem, as orientações disponíveis lá podem te ajudar a montar seu cronograma também para o vestibular.

A premissa básica é que o cronograma deve ser pessoal, ou seja, ninguém melhor do que você mesmo para elaborar um plano de estudo personalizado. É preciso que o estudante saiba seus pontos fortes e fracos antes de elaborar seu cronograma.

  1. Respeite seu tempo de estudo

Essa dica tem total relação com a anterior, o cronograma deve ser elaborado respeitando o tempo disponível de estudo que cada pessoa possui. Assim, é preciso que esse momento seja respeitado a risca, temos a tendência a adiar ou até pular o estudo em alguns dias e isso se torna viciante. Então, faça um compromisso consigo mesmo e vá adiante, afinal, sua provação depende da sua dedicação.

  1. Responda provas anteriores

Escolheu prestar o vestibular do ITA, por exemplo? Então busque provas anteriores dessa instituição, tente conhecer a banca elaboradora da prova. Claro que as questões não serão as mesmas, mas conhecer os padrões de cada instituição é importante.

  1. Invista em seu repertorio sociocultural

Ter um conhecimento amplo é fato importante para a resolução das provas de vestibular, principalmente quando falamos em redação. Em uma boa redação o estudante sempre faz conexões do tema com assuntos pertinentes.

Por exemplo, se o tema é o Covid, é possível fazer relação com a gripe H1N1, com a gripe espanhola, peste bubônica, entre outros. Mas, para isso ele precisa ter um bom conhecimento sobre esses assuntos.

  1. Tenha o momento de descanso

Estudar é importante, mas descansar também é, respeite o seu corpo, seus limites e tire algumas horas semanais para sair com os amigos, sair do ambiente de estudo.

Na véspera da prova o descanso é fundamental, se você se preparou durante um bom tempo, não precisará se desesperar na véspera fazendo revisão. Se alimente bem, durma, se possível tenha um momento de relaxamento.

Que mais dicas sobre preparação para o vestibular? Acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.