Vestibular Unicamp 2021: Universidade divulga conteúdos que serão priorizados na prova

Entrando na nova realidade do ensino brasileiro que foi provocada pela pandemia do novo coronavírus, a Unicamp decidiu que vai dar prioridade para a aplicação de conceitos “mais básicos” na primeira fase do seu vestibular.

Vestibular Unicamp 2021: Universidade divulga conteúdos que serão priorizados na prova
Vestibular Unicamp 2021: Universidade divulga conteúdos que serão priorizados na prova (Imagem: Reprodução Google)

A ideia é não prejudicar os alunos que tiveram dificuldades nos estudos de maneira remota. 

A comissão que organiza o processo seletivo da instituição de Campinas já havia informado que o número de questões foi reduziu de 90 para 72. Além disso, também houve a diminuição na quantidade de obras literárias obrigatórias na tentativa de evitar as desvantagens entre os candidatos. 

O diretor da Comissão Permanente Para os Vestibulares (Comvest), José Alves de Freitas Neto, concedeu uma entrevista para o G1 e afirmou que essa decisão de aplicar conteúdos básicos não quer dizer que a prova vai deixar de apresentar dificuldades para os candidatos.

Porém, a banca que elabora os exames da Unicamp vai levar em consideração os conteúdos que são estruturantes, essenciais para o aprendizado de qualquer disciplina que acabam sendo usados como base para os professores durante as aulas. 

“O que vamos fazer é que vamos priorizar os conteúdos clássicos, os que são estruturantes. Ou seja, aqueles conteúdos que sem eles as matérias nem tem como serem lecionadas. Não tem como ensinar biologia sem falar de origem da vida e evolução. O programa de aprendizado e a lógica da prova não vai mudar tanto, ela só não vai abordar questões pautadas em aspectos muito técnicos, não será nada muito esmiuçante”, afirmou Neto.

Muitos alunos, principalmente da escola pública, comunicaram dificuldades em acompanhar as aulas online por conta de não ter os equipamentos e internet suficientes para permitir o acesso às atividades. 

As aulas presenciais para os ensinos infantil, fundamental, médio e superior em todo o Estado de São Paulo tiveram que ser interrompidos em março e só devem retornar a partir do dia 7 de outubro.

Vestibular Unicamp

A primeira fase do vestibular da Unicamp está marcada para janeiro e deve ser realizada nos dias 6 e 7. Já a segunda fase, está marcada para o dia 7 e 8 de fevereiro. 

A 1ª fase do vestibular será realizada em dois dias para evitar aglomeração de candidatos. A divisão depende do curso escolhido pelo estudante:

  • 06/01: cursos do segmento de ciências humanas/artes e de exatas/tecnológicas;
  • 07/01: cursos das áreas de ciências biológicas/saúde.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!