UERJ: Tudo o que mudou para a aplicação do vestibular 2021

O vestibular deste ano da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), foi adiado devido a pandemia de coronavírus. Com isso, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe) da UERJ aprovou um novo formato da prova que será composto de um Exame de Qualificação e um Exame Discursivo. 

UERJ: Tudo o que mudou para a aplicação do vestibular 2021 (Imagem: reprodução Google)

O vestibular vai ser dividido em duas etapas, a primeira parte, o Exame de Qualificação, que conta com 60 questões de múltipla escolha, será realizado em 21 de fevereiro. 

Já para o Exame Discursivo, os aprovados na primeira etapa irão fazer redação e provas de duas disciplinas, que variam de acordo com o curso de graduação escolhido pelo candidato. A previsão da segunda etapa está prevista para ocorrer em 18 de abril. 

Nos vestibulares anteriores, os candidatos tinham a chance de realizar o Exame de Qualificação duas vezes. Nesse sentido, valia a classificação mais alta para habilitar a próxima fase. As mudanças foram anunciadas pela instituição em julho. 

As demais etapas do vestibular ainda serão definidas pela UERJ. O cronograma juntamente com o edital serão anunciados posteriormente.

Segundo a universidade, para a definição do calendário, será levado em consideração a evolução do quadro da pandemia de Covid-19. 

Conteúdo reduzido no vestibular da UERJ 

Além das mudanças no formato e nas datas, o vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro também conta com alterações no conteúdo. Nesse caso, será cobrada uma quantidade menor de matérias nas provas. 

De acordo com a universidade, a redução tem objetivo de não prejudicar os candidatos, já que estudantes foram impactados com a suspensão das aulas presenciais, principalmente os alunos da rede pública. 

Apesar da redução do conteúdo, a cobrança de obras literárias permanece no Vestibular 2021. Confira:

  • Exame de Qualificação: Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto
  • Exame Discursivo – Redação: 1984, de George Orwell
  • Exame Discursivo – Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa: Sonetos, de Luís de Camões

Provas do Corpo de Bombeiros

A seleção para o curso da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II é realizada tradicionalmente no Vestibular da UERJ. Para a edição de 2021, no entanto, será feita separadamente, em 10 de janeiro de 2021, com prova composta por questões objetivas e redação. O edital sairá nos próximos meses.