Uerj distribuí 12 mil chips com internet para alunos sem acesso; inscreva-se para receber

Com a necessidade do isolamento social, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) irá iniciar seu semestre de forma remota. No entanto, para garantir que os alunos tenham acesso à internet, a instituição informou que estará disponibilizando cerca de 12 mil chips com franquia de serviços de dados móveis. A ação será destinada apenas para as pessoas de baixa renda, mediante um cadastro prévio.   

Uerj distribuí 12 mil chips com internet para alunos sem acesso; inscreva-se para receber (Imagem: Reprodução - Google)
Uerj distribuí 12 mil chips com internet para alunos sem acesso; inscreva-se para receber (Imagem: Reprodução – Google)

Uma das principais críticas às aulas online nas universidades públicas é o fato de que parte dos alunos não possuem acesso direto a conexões e aparelhos eletrônicos.

Desse modo, visando resolver mediamente o problema, a Uerj estará dando chips de internet para os matriculados. Entretanto, o serviço não será ofertado para todos, havendo um critério para sua obtenção.  

Como ter acesso ao chip 

Poderá solicitar o chip aqueles alunos que forem de baixa renda e estejam devidamente matriculados nesse segundo semestre letivo.

Para isso, será preciso comprovar ter uma renda per capita de até dois salários mínimos, e assinar a Declaração de Vulnerabilidade Socioeconômica específica. 

No caso dos cotistas e bolsistas, não será preciso passar por esse cadastro. Eles devem apenas solicitar o auxílio de inclusão digital, que terá uma duração de seis meses e pode ser renovado para o próximo semestre.

Se as aulas presenciais forem retomadas, a universidade terá o direito de fazer o cancelamento imediato para todas as operadoras.  

Sobre as aulas remotas da Uerj 

A decisão de adotar um semestre remoto foi informada nos últimos dias. O objetivo é evitar que os alunos atrasem seus cursos e também não permitir aglomerações nas filas dos vestibulares. Dessa forma, a reitoria dará início as atividades a partir do dia 14 de setembro, sendo todas online, mediante plataformas específicas.  

As aulas remotas, em plena pandemia, têm de chegar a todos. Não fazer nada seria fechar os olhos a uma realidade tão diversa. Muito me orgulha que a Uerj esteja sempre atenta a essas questões, se posicionando e promovendo ações que de fato democratizem o acesso de sua comunidade estudantil à educação — explicou a pró-reitora de Políticas e Assistência Estudantis, Catia Antonia da Silva.  

 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.