São Luís cancela retorno das aulas presenciais após novos casos de coronavírus

O colégio privado Dom Bosco localizado em São Luís, teve que suspender as aulas presenciais novamente após uma colaboradora da instituição testar positivo para a Covid-19. As aulas que iriam acontecer hoje (10), serão feitas pela internet.

São Luís cancela retorno das aulas presenciais após novos casos de coronavírus
São Luís cancela retorno das aulas presenciais após novos casos de coronavírus (Foto: Hedeson Alves)

Com o ocorrido, a escola não tem uma nova previsão de retorno para as aulas presenciais, mas disse que em breve vai divulgar o novo cronograma. As turmas com aulas suspensas foram as do ensino médio e fundamental.

Associação de pais questiona o retorno das aulas

A ASPA-MA (Associação de Pais e Alunos de Instituições de Ensino do Estado do Maranhão) se questiona sobre volta às aulas presenciais nas escolas privadas.

A ASPA alega que a volta ocorreu sem a participação dos pais na decisão e que ainda não há segurança para a volta dos alunos à escola.

Através de um ofício remetido ao Ministério Público do Maranhão, Defensoria Pública e Procon, a ASPA alega que a Organização Mundial de Saúde (OMS) ‘não decretou o fim da emergência em Saúde Pública’, e que o governo do Maranhão somente ‘liberou’ as aulas presenciais, mas não ‘obrigou’ essa volta.

Do outro lado, o Sinpe-MA (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Maranhão) afirmou que as escolas particulares estão respaldadas pelo Decreto Estadual 35.897/2020, que dizia que as aulas presenciais devem ficar suspensas somente até 2 de agosto.

As escolas públicas tiveram o retorno das aulas presenciais suspensas pela 5ª vez após uma consulta pública com os pais dos alunos.

Protocolo de segurança para as aulas presenciais

O Sinpe-MA garantiu que a volta às aulas nas escolas seguem os protocolos de segurança da SES (Secretaria de Estado da Saúde) da forma que consta no decreto do governo do Maranhão, que foi publicado em 30 de junho e que falava justamente das aulas presenciais.

As aulas retornaram em um formato híbrido (com aulas online e presenciais) e não é obrigatório a presença em sala de aula. O sistema foi aplicado em pelo menos 50 escolas que são representadas pelo Sinpe no estado.

Entre as medidas sanitárias colocadas para o retorno das aulas, estão o uso obrigatório de máscara, suspensão do recreio ou intervalo, a medição de temperatura dos alunos e funcionários, entre outras.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.