São Luís (MA) reabre os comércios e primeiro dia traz lotação nas ruas

Na última semana foi divulgado que a abertura do comércio de São Luís, capital do estado do Maranhão, estaria sendo realizado de forma gradual a partir desta segunda-feira (25). E como esperado, a decisão acarretou em lotação nas ruas.

 São Luís (MA) reabre os comércios e primeiro dia traz lotação nas ruas (Foto/Adriano Soares/Grupo Mirante)
São Luís (MA) reabre os comércios e primeiro dia traz lotação nas ruas (Foto: Adriano Soares/Grupo Mirante)

Segundo a reportagem do G1, houveram aglomerações em alguns pontos da cidade. Uma das recomendações do governo foi de que abrissem apenas comércios geridos exclusivamente por membros da mesma família.

Reportagem visualizou um maior número de carros nas ruas, filas para entrar nas lojas o que provocou um aumento considerável no número de pessoas que circulam pelo centro comercial da cidade.

O uso de máscaras era recorrente, mas o distanciamento social não foi respeitado nas principais ruas e circulação de pessoas. A presença da Polícia Militar foi observada na Rua Grande, policiais orientavam os presentes.

As agências bancárias e ruas transversais também apresentaram um grande fluxo em São Luís. Paradas de ônibus aumentaram a circulação. Lojas que não se enquadram no perfil de abertura estavam abertas, segundo informou o G1.

Vale lembrar que na última quarta-feira (20), o governador Flavio Dino, anunciou a volta gradual do comércio. Isso significa que o processo de reabertura do comércio será realizado aos poucos, sempre considerando a saúde dos moradores do estado.

Este processo irá durar 45 dias, mas ainda assim estará mantido o decreto no estado no qual impõe a restrição de circulação e de atividades comerciais durante a pandemia do novo coronavírus

Estão autorizados a abertura nesta segunda (25) apenas os estabelecimentos comerciais familiares de pequeno porte. Retomada geral será iniciada no dia 1º de junho. Segundo governo, a cada sete dias será analisada a situação no estado para visualizar novas ações.
Com a inclusão das regras, os estabelecimentos que não cumprirem as medidas dispostas, podem ter advertência, multa e interdição. Ainda poderá ser encaminhada ação para o Ministério Público Estadual e Ministério Público do Trabalho.

Este procedimento pode ser realizado por qualquer pessoa, é interessante ao enviar a denúncia, anexas fotos, vídeos e documentos que comprovem as informações. Contatos devem ser realizados através do WhatsApp: (98) 99162-8274, (98) 98356-0374 e (98) 99970-0608.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!