Governador aprova e estado do Maranhão reabre comércios a partir de hoje

Novidades estão sendo divulgadas para os moradores do estado do Maranhão, na região nordeste do país. As atividades econômicas, como o funcionamento dos comércios, começa a ser liberado de acordo com decisão do governo.

Governador aprova e estado do Maranhão reabre comércios a partir de hoje (Reprodução/Internet)
Governador aprova e estado do Maranhão reabre comércios a partir de hoje (Reprodução/Internet)

Na última quarta-feira (20), o governador Flavio Dino realizou um pronunciamento no qual detalha as alterações a serem realizadas no estado. Com isto, a partir desta segunda-feira (25) terá início a volta gradual do comércio.

Ainda segundo o governador, o processo de reabertura do comércio será realizado de forma gradual, sempre considerando a saúde dos moradores do estado. O protocolo foi definido pelo setor sanitário e Casa Civil.

Este processo irá durar 45 dias, mas ainda assim estará mantido o decreto no estado no qual impõe a restrição de circulação e de atividades comerciais durante a pandemia do novo coronavírus.

O cronograma foi definido da seguinte forma: a primeira reabertura será nesta segunda-feira (25) pelas empresas que são familiares, ou seja, aquelas que são gerenciadas e também trabalham apenas membros do próprio grupo familiar.

Segundo a ação, os comerciantes que atuam nesta situação devem seguir os protocolos de higiene, como o uso de máscaras e distanciamento social. Medida é válida para “Pequenas empresas que estejam situadas em qualquer cidade do Maranhão, menos no caso de shoppings”, disse o governador.

Ainda segundo o governador, demais seguimento irão ser reabertos a partir do próximo dia 1º. Mas deverá passar ainda por aprovação da Casa Civil. O órgão, por sua vez, irá se basear em determinações da equipe técnica e de protocolos da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Vale lembrar que no último dia 12, o lockdown – chamado bloqueio total – foi implementado na Grande Ilha de São Luís. Flávio destacou que esta ação ajudou para evitar o número maior de mortes no estado e contaminação.
A medida de lockdown detalhada pelo governador é uma das ações que estão em vigor em todo o país como uma medida para barrar a proliferação mais rápida do vírus. Segundo ele, a guerra contra o vírus ainda está longe de acabar, mas já começa a ver uma redução.
Já em relação aos demais setores e datas para liberação da volta do comércio, ainda não foram divulgadas as datas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!