Cortes no Bolsa Família: no Maranhão milhares sofrem com desligamento agressivo

Tem acontecido frequentemente uma sequência de cortes no Bolsa Família. Muitas vezes, os inscritos são cortados sem saber a causa e acabam prejudicados. No estado do Maranhão cerca de 50% da população total vivia com renda vinda do programa, mas em 2019 centenas foram excluídos. 

Corte do Bolsa Família: Maranhão tem município com maior desligamento
Corte do Bolsa Família: no Maranhão milhares sofrem com desligamento agressivo

O Bolsa Família foi criado em 2003 durante o governo do ex-presidente Lula. O objetivo do programa, desde o início, foi realizar a transferência de renda e atender famílias que se encontram em situação de extrema pobreza e de pobreza por todo o país

Leia também: Bolsa Família beneficia 303 novas famílias em Resende

Pelas regras atuais podem receber o benefício as famílias que vivem em situação de extrema pobreza, com renda mensal de R$ 89,00 por pessoa. E famílias em situação de pobreza, cuja renda fica entre 89,01 reais e 178,00 reais mensais.

Todos os meses são definidas datas para que os beneficiários possam sacar o dinheiro. Normalmente, eles são pagos de forma escalonada nos últimos dez dias do mês. 

Cortes no Bolsa Família

Atualmente, o programa está fazendo cortes de benefícios. A justificativa, segundo o governo, é destinar o pagamento para as famílias que realmente precisam do benefício.

A cidade de Santa Rita, localizado no norte do Maranhão, foi o município com maior número de desligamentos dentro da região. De acordo com a prefeitura foram excluídos do programa cerca de 1.908 famílias e o argumento para isso é sempre o mesmo: averiguação. 

Nessa averiguação é realizada uma análise da família para ver se ela atende aos requisitos exigidos para participar do programa. 

O Ministério da Cidadania, que é responsável pelo Bolsa, afirmou em nota que a entrada e a exclusão de famílias atendem a critérios técnicos.

Antes desse corte eram mais de 753 mil famílias maranhenses contempladas com o benefício, quase 3,2 milhões de pessoas, ou seja, exatamente 50% da população total do estado (6,3 milhões). 

Leia também: IRPF 2020: aprenda a preencher a declaração online

Em todo o país foram pelo menos 56,6 mil benefícios que passaram pelo sistema se cortes no Bolsa Família. Hoje, o programa está com o orçamento baixo e diminuiu o número de inscritos em todas as regiões, causando uma fila de pedidos que já supera 1 milhão de famílias. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!