IRPF 2020: aprenda a preencher a declaração online

O período para a entrega da Declaração do Imposto de Renda chegou, e a Receita Federal já liberou o download do programa do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2020). O prazo para o envio do documento vai de 02 de março até 30 de abril.

IRPF 2020: aprenda a preencher a declaração online
IRPF 2020: aprenda a preencher a declaração online (Foto divulgação: Google)

O preenchimento do formulário e o envio da declaração é feito através do Programa Gerador da declaração (PGD) relativo ao exercício 2020, on-line (com certificado digital), na página da Receita ou por meio do serviço “Meu Imposto de Renda”, disponível para tablets e smartphones.

Leia MaisVai declarar o Imposto de Renda 2020? Saiba quais as exigências

O aplicativo para celulares já está disponível para os sistemas IOS e Android. Siga os passos abaixo para baixar o programa em seu computador e fazer a sua declaração

  1. Acessar o site www.receita.economia.gov.br/interface/cidadao/irpf/2020
Print de tela

2. No bloco “IRPF 2020, clicar no tópico “Download do programa”

Print de tela

3. Na sequência é preciso escolher qual o sistema do computador (Windows, Linux, Mac etc.) para baixar o programa.

Print de tela

4. Após escolher o sistema, o usuário será direcionado para a tela na qual poderá finalizar o download do programa do Imposto de Renda 2020. No campo “1. Para elaborar a declaração”, clicar em “Programa IRPF 2020”

Print de tela

6. Com o sistema já baixado na máquina, o usuário deverá autorizar a execução do programa em seu computador

Print de tela

7. Uma vez confirmada a execução do sistema, aparecerá uma mensagem de boas vindas. É só clicar em “Avançar” para dar sequência ao procedimento

Print de tela

8. O próprio programa cria uma pasta na qual os dados ficarão armazenados no computador. Caso queira, é possível fazer essa troca para uma outra pasta de sua preferência na própria máquina. Com ou sem alteração de destino, mais uma vez é preciso clicar em “Avançar”.

Print de tela

9.  Antes de terminar a execução do programa no computador, o sistema faz uma revisão dos procedimentos feitos até então. Caso sejam necessárias mudanças, o usuário deve clicar em “Voltar” e fazer as alterações. Se tudo estiver correto, basta clicar em “Avançar”

Leia Mais: IPVA SC 2020: termina 2° feira prazo para pagamento em cota única

10. Agora, o programa do IRPF 2020 já foi instalado e está pronto para ser alimentado com as informações do contribuinte. A instalação oferece a alternativa de criar um atalho para o sistema na área de trabalho. Caso o usuário queira, é só clicar em “Concluir”. Caso não, é só desmarcar a opção “Criar atalho na Área de Trabalho” antes de concluir

IRPF
Print de tela

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.