A Amazon traz ao Brasil o Prime Day que é um evento promocional de dois dias e que iniciará no dia 13 de outubro. A empresa introduziu essa promoção em 2015 e devido o crescimento de vendas no Brasil traz, pela primeira vez, o evento para o público brasileiro.
O Prime Day foi criado em 2015, com o intuito de intensificar as vendas durante o verão no Hemisfério Norte. Por esse motivo, normalmente ocorre em julho quando inicia essa estação na região, porém, devido à pandemia de Covid-19, o evento foi adiado para o dia 13 de outubro.
O Prime Day é um evento anual de compras online oferecido pela Amazon, com duração de dois dias e com a disponibilização de grandes promoções para os membros Prime. Neste ano acontecerá em 19 países, incluindo o Brasil, pela primeira vez.
O serviço de assinatura da Amazon foi oferecido no Brasil em setembro de 2019, sendo que com ele os assinantes têm direito a frete gratuito e acesso ilimitado a músicas (Prime music) e vídeos (Prime Video) nas plataformas da empresa.
A Amazon decidiu oferecer o evento no Brasil, após um ano de lançamento do programa de fidelidade no país. Essa decisão foi tomada, após o registro de assinaturas do Amazon Prime no Brasil ter sido a maior em todos os países em que o serviço é oferecido.
O crescimento se intensificou à medida que a pandemia do novo coronavírus cresceu no país e no mundo. Com isso, o comércio eletrônico expandiu e a Amazon ganhou muitos assinantes no Brasil. Dessa maneira, a empresa necessitou realizar investimentos na infraestrutura logística para atender seus novos clientes.
O investimento na infraestrutura logística no mercado brasileiro foi para garantir a agilidade de entrega dos mais de 30 milhões de produtos vendidos. Como um dos investimentos, em setembro a Amazon abriu o seu quinto e maior centro de distribuição no Brasil.
Segundo o presidente da Amazon.com no Brasil, Alex Szapiro, “Com toda questão da pandemia houve explosão no consumo de e-commerce, mas os preparativos para o Prime Day no Brasil começaram muito antes. Antecipamos muitos dos investimentos, não por causa da pandemia em si, mas porque queremos garantir bom atendimento ao cliente num momento em que a demanda cresce”.