Amazon cria supermercados tecnológicos sem atendimento no caixa

Novidades no setor de alimentos. Nessa quinta-feira (27), a Amazon informou que estará abrindo um supermercado onde os clientes poderão fazer suas compras sem precisar de auxílio de um vendedor ou até mesmo passar pelas filas do caixa. A proposta funcionará com pagamentos através de leitura de dados registrados pelo aplicativo, fazendo a cobrança direto no cartão cadastrado.   

Amazon cria supermercados tecnológicos sem atendimento no caixa (Imagem: Google)
Amazon cria supermercados tecnológicos sem atendimento no caixa (Imagem: Google)

O supermercado da Amazon funcionará em Los Angeles, no bairro de Woodland Hills. Intitulado de Amazon Fresh, o estabelecimento será o primeiro aberto aos clientes apenas por convites.

Ao todo, serão sete unidades espalhadas entre o sul da Califórnia e Chicago. Entretanto, por enquanto, apenas uma unidade funcionará como teste.  

Os primeiros clientes terão acesso apenas por convites. A marca estará enviando mensagens por meio das contas dos clientes informando que eles poderão utilizar o serviço.

Na próxima semana, a loja passará a ser disponível para todos, tendo em vista a conclusão dos testes iniciais.  

Sistema Amazon Dash Cart  

O pagamento funcionará por meio de um sistema exclusivo do Amazon. Ao entrar na loja, o cliente será identificado através de seu aparelho celular, sem nem ao mesmo precisar apresenta-lo.

A proposta contará com um sistema de tecnologia que detectam tudo o que for colocado no carrinho e o valor final será cobrado diretamente no cartão de crédito ao sair da loja.  

Para poder entrar no espaço, os usuários deverão ainda escanear um código QR que aparecerá no app da Amazon. Feito isso, basta selecionar os produtos que deseja e ir embora. Se um item não for identificado corretamente, o carrinho acenderá uma luz laranja indicando que ele deve ser trocado ou recolocado.  

Pedidos online 

Será possível ainda fazer compras online, pelo app da marca e depois ir até o local apenas para fazer a retirada. Nesse processo, haverá estações em que a assistente de voz da Amazon, Alexa, responde as dúvidas dos clientes.  

É válido ressaltar que, a Amazon permanece sendo considerada uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Nos últimos dias, divulgou um balanço mostrando que seu valor é de aproximadamente R$ 200 bilhões. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.