Veja quem pode antecipar auxílio doença e BPC sem fazer perícia médica do INSS

Após a reabertura das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os impasses na atuação dos médicos peritos, o presidente do órgão público Leonardo Rolim orientou, em entrevista realizada para o UOL Entrevistas, que os segurados que não conseguirem agendar perícia, podem solicitar antecipação do benefício

Veja quem pode antecipar auxílio doença e BPC sem fazer perícia médica do INSS
Veja quem pode antecipar auxílio doença e BPC sem fazer perícia médica do INSS (Imagem: reprodução Google)

De acordo com Rolim, os segurados que não conseguem agendar a perícia têm o direito de solicitar a antecipação do valor, sendo assim um valor de um salário mínimo (R$ 1.045).

Se [a pessoa] tiver dificuldade para agendar a perícia e preferir pedir a antecipação, ela tem essa opção. Ela só vai precisar marcar perícia se passar do prazo em que está permitida a antecipação”, afirmou Rolim

O impasse entre os médicos peritos e o INSS se dá desde o retorno do órgão às atividades presenciais. Após cinco meses fechados, devido a pandemia de coronavírus.

Isso porque, os médicos alegam que não há condições sanitárias que garantam a segurança durante a retomada dos serviços. 

Assim, as pessoas que foram às agências para realizar a perícia a fim de receber o benefício, ficaram sem atendimento.

Leonardo Rolim informou que o INSS está entrando em contato com as pessoas. De acordo com o presidente da instituição, na última segunda-feira (21), os peritos voltaram a atuar nas agências, após vistorias. 

Antecipação do auxílio-doença no INSS

Por conta da pandemia, o instituto ficou cerca de seis meses sem atendimento presencial. Após a retomada das atividades, e com os impasses com os médicos peritos, uma portaria publicada no Diário Oficial da União autorizou a antecipação do pagamento do auxílio-doença

Desse modo, os beneficiários que optarem por antecipar o benefício, no valor de um salário mínimo, devem realizar a solicitação até o dia 31 de outubro. Aliás, o pedido pode ser feito no site ou no aplicativo “Meu INSS”. Que está disponível em lojas de aplicativos de aparelhos eletrônicos. 

Suspensão do retorno dos médicos peritos nas agências 

Devido a uma ação da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), a Justiça Federal determinou, em decisão liminar, a suspensão do retorno dos médicos peritos em agências do INSS de todo o país.

Ademais, também ficou proibido o corte do ponto e remuneração dos servidores que não retornarem às atividades presenciais. Em entrevista, Rolim informou que o INSS irá recorrer.

“A AGU [Advocacia-Geral da União] é a responsável pela parte das ações e está preparando toda a documentação para comprovar ao Poder Judiciário que o INSS tomou todos os cuidados, com muita responsabilidade e com protocolos sanitários que, se não são os melhores, são dos melhores do setor público brasileiro“, disse.

No entanto, a o Tribunal Regional Federal (TRF-1), desativou a vigência dessa decisão e ordenou que os peritos retornem ao trabalho. Foi julgado que esse tipo de falta não pode ser autorizada pela Justiça Federal, mas por ordem do governo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!