Em 2020, os aportes em infraestrutura podem ter um ganho de R$ 124,6 bilhões, de acordo com a Inter.B Consultoria. No entanto, a perspectiva de ganho antes da pandemia do Covid-19 era 10% superior. Ou seja, o valor dos investimentos pode representar uma perda de aproximadamente R$ 12 bilhões. Os dados foram obtidos pelo Estadão do estudo realizado pela consultoria.
No ano passado o valor adquirido foi de R$ 121,4 bilhões. A empresa indica que seria necessário haver o investimento anual em infraestrutura no valor de 4,24% do Produto Interno Bruto (PIB). A porcentagem representaria o ganho de R$ 174 bilhões em 2020. Porém, a perspectiva de crescimento foi de somente 1,77%.
De acordo com Cláudio Frischtak, presidente da Inter.B Consultoria, os planejamentos na área da infraestrutura apresentam menos prejuízo que em setores como varejo e indústria. O motivo seria que o segmento de menos impacto é de longo prazo.
Ele aponta que uma alternativa para as concessões seria trazer investidores privados. No entanto, fatores como interferência política, questões burocráticas regulatórias e jurídicas são fatores que dificultam o processo.
Outros impactos
Segundo a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), a quantia perdida nos fluxos de pedágios é de R$ 1,2 bilhão. César Borges, presidente da associação, afirma que a concessionárias estão na tentativa de conter as finanças para os leilões futuros, quando a situação da pandemia estiver finalizada.
O relatório do Citi indica que a CCR está em melhores condições que a Ecorodovias. A empresa revela ao mercado que está com resultados melhores, e tem a previsão para a relicitação da Via Dutra para o começo do ano que vem.
Para o sócio de infraestrutura da Vinci Partners, José Guilherme Souza, o planejamento de investimentos na área teve uma perda de seis meses a um ano por conta da situação global. As operações não tiveram tanto impacto, mas teve o esfriamento na análise para uma aquisição rodoviária.