Mercado exterior influencia o Ibovespa futuro nesta terça (22)

Nesta terça-feira, a bolsa paulistana não demonstrava uma tendência clara em torno de um momento de melhora. Por mais que o clima ainda esteja delicado internacionalmente, onde a pauta da reunião aponta a fala de Jerome Powell, chair do Federal Reserve, no Brasil, a ata da última sessão do Copom também dedica suas atenções.

Mercado exterior influencia o Ibovespa futuro nesta terça (22)
Mercado exterior influencia o Ibovespa futuro nesta terça (22) (Foto: Google)

Às 10:11, o Ibovespa avançava 0,1%, aos 97.090,39 pontos.

Ainda hoje o chair do Federal Reserve irá aparecer pela primeira vez no Capitólio de três que temos previstas para essa semana com o intuito de responder algumas questões e preocupações dos parlamentares em relação às medidas de emergência tomadas pelo banco central dos EUA a fim de combater o impacto causa no mercado pela pandemia do Covid-19.  

Já no Brasil, o Banco Central (BC) apontou na ata do COPOM que as medidas para que tenha uma sinalização de que a Selic não aumente está firme, e ainda declarou que pretende considerar manter a chamada prescrição futura como instrumento de política monetária adicional. 

O que é Ibovespa

O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) é o principal indicador que mostra o desempenho médio das ações listadas.

É uma carteira teórica de ações que possui ativos que movimentam a negociação de volumes maiores, por volta de 80% do total diário. Ela é reavaliada a cada quatro meses para a composição ir se modificando com o passar do tempo.

Conhecido como Índice Bovespa ou IBOV, é nomeado como o benchmark da renda variável por apresentar muita representatividade no mercado. Para saber se os seus investimentos estão tendo um saldo positivo, basta comparar com o Índice Bovespa, se o valor estiver igual ou maior significa que seus investimentos estão indo bem.

Essa carteira é baseada na liquidez dos ativos expostos em bolsa. Para conseguir analisar o seu desempenho, a B3, que é a bolsa de valores brasileira, criou uma pontuação como parâmetro.

Cada ponto equivale a 1 real. Quando a pontuação aumenta, isso significa que as ações valorizaram. Porém se o seu valor diminuir, isso conta que boa parte fechou o dia no vermelho, abaixo da média. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!