IPTU de Santos será reajustado no próximo ano; pagamento em cota única terá desconto

Em 2021 será feito um reajuste no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Santos, subindo em 2,31%. Caso seja pago em cota única até seu prazo de vencimento, o contribuinte irá receber um desconto de 4% sobre o imposto. A partir de dezembro, está previsto o envio de 215 mil carnês.

IPTU de Santos será reajustado no próximo ano; pagamento em cota única terá desconto
IPTU de Santos será reajustado no próximo ano; pagamento em cota única terá desconto (Foto Google)

O cálculo do reajuste foi baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE entre agosto do ano passado e julho deste ano, segundo o secretário de Finanças, Mauricio Luis Franco.  

“Antes, a gente fazia uma projeção para o ano, porque os carnês tinham que começar a ser impressos em outubro. Mas a projeção podia ficar abaixo ou acima do índice fechado. Então, a gente achou melhor mudar o período e entrou, no ano passado, com um projeto de lei para isso”, conta.

Para ter um parâmetro da situação, quem desembolsou por exemplo o valor de R$1 mil de IPTU em 2020, irá receber o carnê com o valor de R$1.023,10. em 2019, o imposto obteve um aumento de 3,22%.

“Mesmo representando a inflação do período, qualquer aumento vai pesar no bolso do contribuinte por conta da situação econômica do País, devido à pandemia do novo coronavírus. Muitas pessoas estão com redução de salário ou sem emprego. Então, vai ser difícil pagar as contas no ano que vem.”

O que é IPTU?

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) , é definido como o imposto pago referente a propriedades com construção no meio urbano. Cobrado anualmente de pessoas que possuem casas, prédios ou estabelecimentos comerciais na cidade.

O contribuinte deve pagar o IPTU com o valor cobrado referente ao tanto de propriedades que possui, caso possua cinco por exemplo, ele irá pagar o imposto de cinco propriedades com o valor específico de cada uma delas. 

Caso a propriedade seja urbana, mas for apenas um terreno sem nenhuma construção, o imposto a ser cobrado e pago pelo contribuinte é o Imposto Territorial Urbano (ITU). Se for fora do perímetro urbano, o valor a ser pago é referente ao Imposto Territorial Rural (ITR).