IPTU de Santos vai ter valor maior em 2020

IPTU mais caro para os moradores de Santos, litoral de São Paulo. Nessa terça-feira (3), o Diário Oficial da cidade publicou um documento que informa o aumento de 3,22% no IPTU de Santos em 2020. Ao todo, são mais de 200 mil contribuintes que precisarão se organizar financeiramente para quitar a dívida.

IPTU de Santos vai ter valor maior em 2020
IPTU de Santos vai ter valor maior em 2020

Apesar do reajuste, quem pagar o imposto em cota única e dentro do prazo estabelecido terá um desconto de 4%. Os carnês começarão a ser enviados a partir das próximas semanas e apresentam prazos de validade entre os dias 3 e 23 de cada mês.

O acréscimo será aplicado não só ao IPTU 2020, como também às multas, preços públicos e débitos registrados na Dívida Ativa. Segundo o prefeito do município, Alexandre Barbosa (PSDB), espera-se que sejam arrecadados mais de R$ R$ 444,5.

Saiba também: IPTU 2020: como consultar valor do imposto?

Valo do IPTU de Santos para 2020

O calculo do IPTU é baseado de acordo com a situação do imóvel. Quanto maior seu espaço e também seu preço para venda mais caro será o imposto.

Aqueles que não são utilizados como moradia, por exemplo, apresentam cobranças mais altas de 1,5% em cima do valor da venda. Já os construídos como residência o calculo é de 1%.

Como consultar o valor do IPTU 2020

Há duas formas de fazer a consulta. A primeira é indo até a prefeitura de Santos com a documentação (lista abaixo) em mãos. Lá o contribuinte pedirá para os servidores analisarem no sistema o valor do débito a partir do número de inscrição do imóvel.

Para consultar na prefeitura é preciso levar os seguintes documentos:

  • RG E CPF;
  • Endereço completo e CEP do imóvel;
  • Inscrição do imóvel;
  • CNPJ, caso o imóvel esteja cadastrado em nome de pessoa jurídica.

Outra opção é pela internet. No site da prefeitura, ao selecionar a aba IPTU, é possível saber o número da dívida. Para isso, basta informar a mesma documentação acima, selecionar o ano de pagamento do imposto e clicar em consultar. O valor será apresentado junto com as datas de pagamento.

O portal também permite a emissão da segunda via do boleto. Basta seguir as etapas:

  • Entrar no site da Prefeitura de Santos;
  • Escolher a opção “Emissão de 2º Via”;
  • Após isso, escolher qual o seu caso de segunda via;
  • Inserir os dados solicitados;
  • Escolher a parcela que deseja pagar;
  • Clicar para gerar a segunda via do seu IPTU.

Onde efetuar o pagamento do IPTU de Santos

Para efetuar o pagamento é preciso ir até um dos bancos autorizados. Em qualquer um deles, o contribuinte poderá pagar o valor parcelado ou à vista. As instituições financeiras são:

  • Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Itaú;
  • Santander.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPTU de Santos vai ter valor maior em 2020

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA