IPTU 2020: como consultar valor do imposto?

O ano novo está chegando e com ele um novo calendário de pagamento do IPTU 2020. Intitulado de Imposto Predial e Territorial Urbano, trata-se de uma taxa cobrada aos proprietários de imóveis ou terrenos em todo o território brasileiro. Seu valor é cobrado através das prefeituras dos municípios e precisa ser pago anualmente.

IPTU 2020: como consultar valor do imposto?
IPTU 2020: como consultar valor do imposto?

Tem a obrigação de prestar conta com o governo os proprietários de imóveis ou terrenos devidamente registrados. Seu valor varia de acordo com o tamanho da expansão do bem e é calculado a partir do valor de venda. Quanto maior e mais caro a venda do espaço, mais elevada é a taxa do imposto.

Apesar de ser algo exigido há anos, ainda assim muitos ficam com dúvidas na hora de quitar a dívida. Nesse caso, é possível consultar o valor a partir do número de inscrição do imóvel. O procedimento pode ser feito tanto online quanto presencialmente.

Leia também: Vereadores votam por novas regras no IPTU de Recife

Consulta ao IPTU 2020

  • Na Prefeitura Municipal

A primeira opção é aquela onde o proprietário pode ir até a sede da prefeitura de sua cidade (ou da cidade onde está o imóvel) e pedir para que os servidores realizem a consulta. Para isso, é preciso apresentar os documentos que comprovem que ele seja o dono do imóvel, por meio da apresentação do número de inscrição.

Para consultar na prefeitura é preciso levar os seguintes documentos:

  • RG E CPF;
  • Endereço completo e CEP do imóvel;
  • Inscrição do imóvel;
  • CNPJ, caso o imóvel esteja cadastrado em nome de pessoa jurídica.

A lista de documentos pode ser diferente para cada cidade.

  • Consultar via internet

A segunda opção é online, proporcionando uma maior comodidade. Para isso, basta acessar o site da prefeitura onde está o imóvel, procurar pela opção IPTU ou impostos e informar a mesma documentação acima.

Na sequência, é preciso selecionar o ano do exercício do imposto e clicar em consultar. O valor aparecerá na tela junto com os prazos de pagamento.

Além disso, o portal também permite a emissão da segunda via do boleto e verificar se há alguma pendência com a prefeitura.

Por fim, é possível também entrar em contato pelas centrais de atendimento telefônicas. Cada cidade apresenta um número diferente, também presentes nos sites dos municípios.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.