Colégios Militares confirmam retorno das atividades presenciais em todo Brasil

O Exército Brasileiro, responsável pela gestão dos colégios militares do Brasil, informou que o retorno das atividades presenciais nas instituições irá acontecer gradualmente, iniciando com os alunos que compõem o Ensino Médio. Ao todo, são 14 colégios espalhados pelo Brasil, sendo que três já estão em pleno funcionamento: o de Manaus, Belém e do Rio de Janeiro.

Colégios Militares confirmam retorno das atividades presenciais em todo Brasil
Colégios Militares confirmam retorno das atividades presenciais em todo Brasil (Imagem: Reprodução/Globo)

Segundo o Exército, “pelo seu enquadramento como estabelecimentos de ensino oficial de natureza ‘sui generis’, entende-se que os Colégios Militares reúnem excelentes condições para o retorno de seus alunos às atividades presenciais, o que ocorrerá a partir do próximo dia 21 de setembro“.

Vale lembrar que as atividades dos colégios militares foram interrompidas em 11 de março deste ano por causa da pandemia do novo coronavírus.

A alternativa, como de outras instituições, foi manter o ensino remoto para não prejudicar o ano letivo dos alunos, que havia iniciado há menos de um mês.

Retorno sob novas normas

Segundo o Exército, a experiência não contempla “toda a complexidade que envolve o ensino-aprendizagem”.

“A Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), responsável pela coordenação, controle e supervisão das atividades dos Colégios Militares (CM), embasada nas orientações dos Ministérios da Defesa, da Educação e da Saúde, do Comando do Exército e do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), orientou o planejamento da retomada das atividades presenciais, com uma rígida vigilância sobre os protocolos sanitários previstos para essa situação”, disse o Exército.

Ainda por meio do comunicado, eles afirmaram que todos os colégios estão aptos para o retorno. Quanto as medidas aplicadas, listaram:

“Na entrada dos Colégios Militares, há postos de triagem, onde estão disponibilizados álcool em gel e/ou borrifador de álcool líquido, para higienização das mãos e de objetos; há, também, equipamentos para a aferição de temperatura. As salas de aula foram adequadas para atender às normas de sanitização, e os alunos estão sendo conscientizados para o cumprimento dos procedimentos de higienização e afastamento, como já ocorre nos Colégios Militares de Manaus, Belém e Rio de Janeiro”.

De acordo com o Exército, as instalações estão desinfectadas e foram organizadas de forma que mantenham a distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas.

As portas e janelas das salas de aula permanecerão abertas durante o seu uso, possibilitando a ventilação e a circulação de ar para conter um novo avanço do novo coronavírus.

Assim como em todas as outras instituições, o uso de máscaras será obrigatório para todos os alunos e instrutores.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Isabela Veríssimo
Isabela Veríssimo é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com passagens por redações, desde 2016, como o Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Rede Globo. Atualmente dedica-se à redação de economia do portal FDR.