Colégios Militares confirmam retorno das atividades presenciais em todo Brasil

O Exército Brasileiro, responsável pela gestão dos colégios militares do Brasil, informou que o retorno das atividades presenciais nas instituições irá acontecer gradualmente, iniciando com os alunos que compõem o Ensino Médio. Ao todo, são 14 colégios espalhados pelo Brasil, sendo que três já estão em pleno funcionamento: o de Manaus, Belém e do Rio de Janeiro.

publicidade
Colégios Militares confirmam retorno das atividades presenciais em todo Brasil
Colégios Militares confirmam retorno das atividades presenciais em todo Brasil (Imagem: Reprodução/Globo)

Segundo o Exército, “pelo seu enquadramento como estabelecimentos de ensino oficial de natureza ‘sui generis’, entende-se que os Colégios Militares reúnem excelentes condições para o retorno de seus alunos às atividades presenciais, o que ocorrerá a partir do próximo dia 21 de setembro“.

Vale lembrar que as atividades dos colégios militares foram interrompidas em 11 de março deste ano por causa da pandemia do novo coronavírus.

publicidade

A alternativa, como de outras instituições, foi manter o ensino remoto para não prejudicar o ano letivo dos alunos, que havia iniciado há menos de um mês.

Retorno sob novas normas

Segundo o Exército, a experiência não contempla “toda a complexidade que envolve o ensino-aprendizagem”.

“A Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), responsável pela coordenação, controle e supervisão das atividades dos Colégios Militares (CM), embasada nas orientações dos Ministérios da Defesa, da Educação e da Saúde, do Comando do Exército e do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), orientou o planejamento da retomada das atividades presenciais, com uma rígida vigilância sobre os protocolos sanitários previstos para essa situação”, disse o Exército.

Ainda por meio do comunicado, eles afirmaram que todos os colégios estão aptos para o retorno. Quanto as medidas aplicadas, listaram:

“Na entrada dos Colégios Militares, há postos de triagem, onde estão disponibilizados álcool em gel e/ou borrifador de álcool líquido, para higienização das mãos e de objetos; há, também, equipamentos para a aferição de temperatura. As salas de aula foram adequadas para atender às normas de sanitização, e os alunos estão sendo conscientizados para o cumprimento dos procedimentos de higienização e afastamento, como já ocorre nos Colégios Militares de Manaus, Belém e Rio de Janeiro”.

De acordo com o Exército, as instalações estão desinfectadas e foram organizadas de forma que mantenham a distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas.

publicidade

As portas e janelas das salas de aula permanecerão abertas durante o seu uso, possibilitando a ventilação e a circulação de ar para conter um novo avanço do novo coronavírus.

Assim como em todas as outras instituições, o uso de máscaras será obrigatório para todos os alunos e instrutores.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Isabela Veríssimo
Isabela Veríssimo é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com passagens por redações, desde 2016, como o Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Rede Globo. Atualmente dedica-se à redação de economia do portal FDR.