Atenção estudantes, novos prazos importantes estão em vigor na definição de seu calendário acadêmico. Nessa semana, o Ministério da Educação informou que está aberta as inscrições para o processo seletivo de bolsas remanescentes do Prouni. Ao todo, estão sendo ofertadas cerca de 90 mil bolsas e suas solicitações deverão ser feitas pela internet. Saiba mais.
O processo seletivo de bolsas remanescentes do Prouni diz respeito as vagas que não foram preenchidas no primeiro semestre.
Após a conclusão de todas as candidaturas previstas, o Ministério da Educação faz um balanço geral do número de desistentes ou desclassificados e assim dá início a uma segunda seleção.
Processo de inscrição
Os interessados, deverão se conectar ao site do Prouni e preencher o formulário digital nele presente. Basta informar os dados de identificação pessoal, ficar atento as regras de aceitação do projeto, informar o curso e universidade que deseja ingressar e confirmar a solicitação.
As inscrições começaram nessa segunda-feira (14)e seguirão até o dia 30 deste mês. É válido ressaltar que, aqueles que tentaram uma vaga no primeiro semestre e não foram aprovados, ainda podem se candidatar para uma segunda oportunidade desde que cumpra as exigências de aceitação do projeto.
Entre as determinações do MEC, é preciso:
- Ter feito o ensino médio em escola da rede pública.
- Ter feito o ensino médio em escola da rede privada com bolsa de estudos integral da própria escola.
- Ser pessoa com deficiência.
- Ser professor efetivo da rede pública de educação básica.
Outro informe importante é que, nesta edição, o calendário de inscrição será único. Ou seja, para novos, antigos e candidatos que já tinham pré matrícula, as solicitações deverão ser feitas no mesmo período, sem previsão de adiamento.
Sobre o Prouni
Trata-se de um programa desenvolvido ainda no governo Lula com a finalidade de facilitar o acesso ao ensino superior.
Por meio dele, os estudantes de baixa renda ganham a oportunidade de se matricular em universidades particulares podendo obter descontos de 50% e até mesmo 100% a depender da renda familiar bruta mensal registrada.
Para pessoas com salários de até R$ 1,5 mínimo, a bolsa pode ser de 100%. Já para quem recebe cerca de três salários mínimos, o valor do desconto chega a ser de 50%.