Nesta quarta-feira (9), a Serasa anunciou que vai disponibilizar uma nova ferramenta em sua plataforma. A ferramenta tem o nome de Serasa Turbo, na qual permitirá que o consumidor saiba o quanto poderá aumentar de sua pontuação do score de crédito para quitar uma dívida.
Esse score de crédito é como se fosse uma nota do consumidor, com uma pontuação por trás de cada CPF.
A pontuação pode variar de 0 até 1.000 pontos, isso vai determinar se o consumidor vai ter mais facilidade ou dificuldade para conseguir crédito no mercado.
O gerente de produtos da Serasa, Lucas Lopes, explicou que “Nome sujo ou dívidas em atraso reduzem a pontuação. Quando a pessoa limpa o nome e paga as suas dívidas, o score volta a subir. O problema estava na demora. Ouvimos muitas reclamações sobre isso”,
Os consumidores que tiverem interesse em utilizar o Score Turbo, devem realizar o seu cadastro no portal do Serasa.
Caso tenha dívida em aberto, é possível fazer a consulta e negociar por meio da página Limpa Nome, também na internet.
No momento de realização da consulta já é possível saber o score e ver quantos pontos o consumidor vai ganhar caso feche um acordo de renegociação.
A pontuação só é atualizada depois da realização do pagamento. A nova ferramenta estará disponível para os usuários no dia 21 de setembro.
Até agora, apenas 15% da base de clientes está fazendo o teste do Serasa Turbo. De acordo com a Serasa, até o mês de agosto 1,4 milhão de consumidores já fizeram a negociação de suas dívidas por meio da empresa.
Caso a ferramenta já estivesse disponível, 837 mil pessoas teriam dado uma turbinada no seu score após o pagamento da dívida.
“É com crédito que se tira os planos do papel. Por meio do crédito que se compra uma casa ou se paga um faculdade. Por isso, a pontuação para conseguir o crédito é tão importante.”, disse Lucas.
Como aumentar a pontuação
Essa pontuação é referente ao histórico de pagador dos consumidores, a Serasa apontou que para o score aumentar é necessário fazer mudanças em seu comportamento como consumidor.
A pontuação melhora quando o cidadão limpa o seu nome e paga as contas em dia. Juntando isso, as informações que já estão disponíveis no cadastro positivo e podem ajudar na pontuação.