Etec cria cursinho preparatório gratuito para o ENEM; veja como se inscrever

Oportunidade para os jovens vestibulandos. Os estudantes cadastrados nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de Itapetininga, Sorocaba e Jundiaí (SP) passaram a ter acesso a um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) gratuito. O treinamento está sendo ofertado pelas próprias Etecs e deverá contemplar mais de 35 mil pessoas. Abaixo, explicaremos todo o processo de cadastramento, confira.  

Etec cria cursinho preparatório gratuito para o ENEM; veja como se inscrever (Imagem: Reprodução Google)
Etec cria cursinho preparatório gratuito para o ENEM; veja como se inscrever (Imagem: Reprodução Google)

Se você habita nessas regiões acima e está cursando o terceiro ano do ensino médio, fique atento.

As Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) regionais estão ofertando bolsas de estudos para um curso de preparação para o Enem. Para poder participar, é preciso acessar a plataforma educacional desenvolvida pelo Centro Paula Souza (CPS) e fazer um cadastro online.  

Sobre as inscrições  

O calendário de solicitações e cadastramento já começou e deverá se estender até o fim do ano. Para ser um candidato, o aluno deverá fazer login ou criar uma conta no site e conformar suas informações pessoais.

Além de fornecer seus dados de identificação, endereço, meios de contato, entre outras coisas, será necessário também confirmar que está matriculado em uma Etec.  

Para isso, basta entrar em contato com a instituição de vínculo e solicitar um requerimento de matrícula. Mediante a pandemia do novo coronavírus, o procedimento está sendo feito online para evitar riscos de infecção.  

Sobre o cursinho para o Enem 

Após a solicitação e conformação da bolsa de estudos, o vestibulando passará a ter acesso a todo o conteúdo criado para o programa. Serão ofertadas vídeo aulas, apostilas com exercícios e demais meios de conteúdo.  

Além disso, inicialmente ele receberá um vídeo explicando todo o passo a passo para a orientação educacional de cada Etec. Em caso de dúvidas, contará também com um centro de atendimento digital para poder otimizar seu acesso na plataforma. 

De acordo com a comissão, até o momento já foram gravadas mais de 3 mil aulas e desenvolvidos mais de 12 mil exercícios, incluindo provas de simulação, para que os bolsistas consigam chegar o mais próximo possível da realidade do Enem.  

Os professores informaram ainda que a metodologia adotada para a avaliação dos estudantes foi a da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é a mesma usada no Enem. 

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile