O Detran de Goiás anunciou que será disponibilizado 4 mil vagas para o programa CNH Social, que dispõe a população goiana a emissão da Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita. A CNH Social é dedicada para os mais necessitados.
As oportunidades para a CNH Social valerão ainda este ano. O anúncio aconteceu em agosto, após aprovação do projeto de aprimoramento do Programa CNH Social.
O projeto só espera a sansão do governador Ronaldo Caiado (DEM) para que possa virar lei e possa vigorar. Além do aumento de vagas, houve também outras mudanças em relação aos critérios de desempate.
Novos critérios de desempate da CNH Social
- O uso do banco de dados do Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico);
- Na categoria estudantil, não é mais usado à nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois agora é analisada a média obtida no ensino médio, de acordo com os dados ofertados pela Secretaria de Estado da Educação;
- Renda familiar per capita;
- Maior idade;
- Número de componentes do grupo familiar;
- Beneficiário de programa social;
- Data e hora da inscrição.
A primeira fase do programa foi lançada no último trimestre do ano passado, com o intuito de oferecer 2.010 vagas nas categorias Rural, Urbana e Estudantil.
CNH Social
A CNH é o documento que permiti a condução de veículos automotores dentro do Brasil e em alguns países de forma temporária. A emissão tem um custo alto devido a quantidade de taxas e exames que devem ser realizados.
Por esse motivo, alguns estados possuem programas que oferecem a CNH de forma totalmente gratuita para a população que se encontra em situação de vulnerabilidade. A CNH Social de Goiás é um exemplo dessa iniciativa.
Direitos com a CNH Social GO
Os selecionados receberam isenção de taxas como:
- Inclusão no Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação);
- Licença de Aprendizagem de Direção Veicular;
- Agendamento de prova teórica;
- Agendamento de exame prático;
- Exames médicos;
- Exames psicológicos;
- Junta médica, quando se trata de candidato com deficiência;
- Exame toxicológico, para a categoria profissional;
- Curso teórico (legislação de trânsito);
- Aulas práticas de direção e até três retestes.