Detran-ES libera circulação de veículos novos sem emplacamento

O Departamento Estadual de Transito do Espiríto Santo (Detran-ES) está com problemas para agendar o emplacamento de carros novos no estado. De acordo com o órgão, a circulação é permitida desde que o motorista apresente a nota fiscal do veículo se for abordado.

Detran-ES libera circulação de veículos novos sem emplacamento
Detran-ES libera circulação de veículos novos sem emplacamento (Foto: Google)

Uma resolução que foi expedida pelo Conselho Nacional de Transito (Contran), no dia 18 de junho, interrompeu por prazo indeterminado, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus a fiscalização, os prazos para o proprietário tomar as providências para a transferência de veículos, que foram adquiridos desde 19 de fevereiro de 2020.

Isso acontece também com os registros e licenciamento dos veículos novos, desde que ainda não tenham expirado em 20 de março de 2020.

Por meio de nota, o Detran informou que foi o primeiro estado a retomar as atividades durante a pandemia e que os atendimentos presenciais estão sendo realizado com agendamento.

Esse agendamento pode ser realizado no site, onde o usuário poderá escolher a unidade que deseja ser atendido, pode verificar as datas mais próximas e outras unidades.

“Salienta, ainda, que o atendimento presencial respeita às medidas de prevenção ao novo coronavírus, evitando a aglomeração nos locais. O órgão reforça ainda que, se desejar, o cidadão pode também contratar o serviço de um despachante credenciado. A lista está disponível no site:https://detran.es.gov.br/”.

No site, podem ser agendados os atendimentos nas Ciretrans e PAVs para serviços diversos, referentes a Veículos, Habilitação e entrega ou retirada de CNH por cumprimento de Penalidade.

Já o atendimento referente a Veículos é exclusivo para os serviços de:

  • Transferência de propriedade;
  • Transferência de município;
  • Mudança de categoria;
  • Segunda via de Certificado de Registro Veicular (CRV);
  • Alienação;
  • Mudança de característica;
  • Correção de motor;
  • Regravação de chassi;
  • Conversão para Placa Mercosul, e transporte escolar.

Para todos esses serviços é obrigatória a realização de vistoria prévia em Empresa Credenciada de Vistoria (ECV). 

Para ser atendido presencialmente é necessário comparecer ao local agendado próximo ao horário marcado, sem acompanhante, a não ser em casos de extrema necessidade.

Apresentar o agendamento pelo celular ou impresso e toda a documentação necessária para o serviço, além de cumprir as medidas de distanciamento social e utilizar máscara.