Interessados em seguir carreira associada a Defesa Civil ganham novo espaço para formação e qualificação. Nessa semana, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) informou que passará a oferecer um curso lato senso em Gestão Pública em Proteção e Defesa Civil. O programa será realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e deverá ter início em 2021.
Mesmo mediante a pandemia do novo coronavírus, muitos brasileiros estão atrás de cursos para turbinarem seus currículos ou desenvolverem um plano de carreira.
Desse modo, atentos também a necessidade de ofertar maior segurança para moradores de comunidades localizadas em zona de risco, a UFJF lançou um curso em parceria com os bombeiros.
Detalhes do curso
O programa funcionará de modo semi-presencial e deverá ser iniciado a partir da segunda quinzena de fevereiro. Sua carga horária total será de 400h, contando com atividades que tenham como objetivo garantir a segurança das comunidades em áreas de risco, por meio da capacitação de atuais e futuros agentes públicos da Proteção e Defesa Civil.
Todas as aulas serão ministradas por professores da URJF e profissionais do Corpo de Bombeiros, abordando, de maneira acadêmica, científica e profissional, assuntos relacionados à Engenharia, Gestão Pública, Proteção e Defesa Civil.
“Não importa a área de graduação do profissional, nosso intuito é capacitar os agentes públicos e profissionais interessados nas temáticas da Proteção e Defesa Civil, possibilitando-os a participar de equipes multidisciplinares nas ações [dos setores abordados]”, explica o professor e vice-coordenador do curso de Engenharia Civil da UFJF, Jordan Henrique de Souza.
Parceria entre a URFJ e o Corpo de Bombeiros
De acordo com a URJF, a decisão de firmar a parceria com os representantes da defesa civil teve como finalidade garantir uma capacitação de qualidade para esse tipo de profissional, garantindo a eles um estudo em nível superior.
A reitoria da universidade ressaltou que o programa é de extrema importância por envolver o setor público e privado em direta interação com a comunidade, gerando assim “o desenvolvimento da resiliência das cidades e preparação para os eventos adversos de origem natural e tecnológica”.
O edital completo com todas as informações sobre inscrições e procedimentos de matrícula deverá ser publicado até o fim de setembro.