UFJF define calendário para aulas remotas deste semestre

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou na semana passada o novo calendário acadêmico para o início do ensino remoto emergencial dos cursos de graduação. A modalidade foi aprovada pelo Conselho Superior (Consu). As aulas na universidade foram interrompidas em razão da pandemia do coronavírus. 

UFJF define calendário para aulas remotas deste semestre
UFJF define calendário para aulas remotas deste semestre (Imagem: reprodução Google)

As aulas na universidade retornam na modalidade de ensino à distância. A instituição deve atender aos estudantes nas diferentes condições sócio-familiares, visando a facilidade de acesso e à melhor qualidade de ensino.

A pró-reitora de Graduação, Maria Carmen de Melo, explica que o cronograma foi amplamente discutido pelos representantes da UFJF. O calendário acadêmico foi aprovado pela maioria dos conselheiros tanto do campus-sede quanto do campus avançado de Governador Valadares.

“Os estudantes devem ficar atentos para os prazos apresentados no calendário, como, por exemplo, a confirmação da matrícula, a escolha das disciplinas que deseja cursar e o período que as coordenações de cursos têm para fazer os ajustes”, aponta a pró-reitora.

De acordo com o Conselho Superior (Consu) da UFJF, a realização do ensino remoto seguem as orientações de proteção à saúde.

Calendário acadêmico de aulas remotas da UFJF

Segundo o documento oficial divulgado pela UFJF, as atividades não-presenciais do primeiro semestre letivo de 2020 começam no dia 21 de setembro e vão até 27 de novembro.

De 17 e 21 de agosto, está previsto o cadastramento de estudantes e de docentes para acesso às plataformas virtuais. O procedimento é feito pelo Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO).

Entre 18 de agosto e 4 de setembro, os departamentos vão indicar quais disciplinas serão oferecidas no primeiro semestre. Os horários das turmas serão divulgados em 11 de setembro.

De 12 a 16 de setembro os estudantes vão selecionar as disciplinas oferecidas de forma remota. E também assinar o termo de gravação das atividades simultâneas.

O período de ajuste de matrículas começa em 16 de setembro e vai até o dia 30 do mesmo mês. Nessa etapa, os estudantes terão a oportunidade de se matricular em outras disciplinas curriculares, desde que haja disponibilidade de vagas.

O segundo semestre letivo especial de 2020 tem previsão de início em 14 de dezembro e de término em 22 de março do ano que vem. O calendário é válido para os campus de Juiz de Fora e Governador Valadares.

Apesar das atividades on-line serem uma alternativa para a continuidade do ensino, os estudantes podem requerer o trancamento da matrícula.

Nesse caso, é necessário justificar a impossibilidade do acompanhamento das atividades remotas, sem a necessidade de apresentação de documentação comprobatória.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!