INSS está atrasando seu pedido? Documentos podem estar pendentes

O INSS anunciou que irá começar a notificar 1,7 milhão de segurados que tiveram o benefício revisado, através de cartas físicas e digitais. Após a notificação os beneficiários terão até 60 dias para enviar a documentação solicitada.

INSS está atrasando seu pedido? Documentos podem estar pendentes
INSS está atrasando seu pedido? Documentos podem estar pendentes (Imagem: Reprodução/Google)

O Instituto Nacional do Seguro Social enviará cartas de notificação aos assegurados que estão com os benefícios revisados. As cartas serão enviadas por dois lugares, pelos Correios, na forma impressa, e na versão digital, no aplicativo da mesma empresa.

Quem é notificado pode apresentar os documentos requisitados pelo aplicativo ou o site Meu INSS. É importante lembrar que o prazo para o envio dos documentos é de 60 após a notificação.

O assegurado que não apresentar os documentos dentro do prazo estipulado terá o benefício bloqueado ou suspenso. A medida é para a segurança de todos, evitando assim, o pagamento indevido do benefício ou fraudes.

Como acessar a carta digital do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social fez uma parceria com os Correios para enviar as cartas de Cumprimento de Exigências ao assegurados através da forma impressa e da digital. As cartas na forma online podem ser conferidas pelo aplicativo dos Correios.

De acordo com o INSS são mais de 1,7 milhões de pessoas que precisam atualizar ou complementar alguma documentação. O acordo afirmado com os Correios é para garantir que todas as cartas sejam recebidas, seja na forma física ou digital.

Segundo Leonardo Rolim, presidente do INSS, a intenção é que com essas duas formas de notificação a resposta seja mais rápida. Dessa maneira o cidadão fará as atualizações de forma mais rápida, podendo assim identificar possíveis fraudes e pagamentos indevidos em menos tempo do que o habitual.

Para acessar a carta digital basta baixar o aplicativo dos correios no Smartphone e realizar um cadastro usando o seu CPF. Ao acessar o aplicativo você observará que há diversos serviços disponíveis, como “Rastreamento de Objetos” e “Busca Agência”.

Procure a opção “Minhas Mensagens”, essa é a sua caixa pessoal de correspondências e é onde você receberá a notificação do INSS. O aplicativo está disponível para o sistema Android e iOS.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.