UFJF lança novo curso voltado para Defesa Civil em parceria com Bombeiros

Interessados em seguir carreira associada a Defesa Civil ganham novo espaço para formação e qualificação. Nessa semana, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) informou que passará a oferecer um curso lato senso em Gestão Pública em Proteção e Defesa Civil. O programa será realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e deverá ter início em 2021.  

UFJF lança novo curso voltado para Defesa Civil em parceria com Bombeiros (Imagem: Google)
UFJF lança novo curso voltado para Defesa Civil em parceria com Bombeiros (Imagem: Google)

Mesmo mediante a pandemia do novo coronavírus, muitos brasileiros estão atrás de cursos para turbinarem seus currículos ou desenvolverem um plano de carreira.

Desse modo, atentos também a necessidade de ofertar maior segurança para moradores de comunidades localizadas em zona de risco, a UFJF lançou um curso em parceria com os bombeiros.  

Detalhes do curso 

O programa funcionará de modo semi-presencial e deverá ser iniciado a partir da segunda quinzena de fevereiro. Sua carga horária total será de 400h, contando com atividades que tenham como objetivo garantir a segurança das comunidades em áreas de risco, por meio da capacitação de atuais e futuros agentes públicos da Proteção e Defesa Civil. 

Todas as aulas serão ministradas por professores da URJF e profissionais do Corpo de Bombeiros, abordando, de maneira acadêmica, científica e profissional, assuntos relacionados à Engenharia, Gestão Pública, Proteção e Defesa Civil.  

“Não importa a área de graduação do profissional, nosso intuito é capacitar os agentes públicos e profissionais interessados nas temáticas da Proteção e Defesa Civil, possibilitando-os a participar de equipes multidisciplinares nas ações [dos setores abordados]”, explica o professor e vice-coordenador do curso de Engenharia Civil da UFJF, Jordan Henrique de Souza.  

Parceria entre a URFJ e o Corpo de Bombeiros 

De acordo com a URJF, a decisão de firmar a parceria com os representantes da defesa civil teve como finalidade garantir uma capacitação de qualidade para esse tipo de profissional, garantindo a eles um estudo em nível superior.  

A reitoria da universidade ressaltou que o programa é de extrema importância por envolver o setor público e privado em direta interação com a comunidade, gerando assim “o desenvolvimento da resiliência das cidades e preparação para os eventos adversos de origem natural e tecnológica”.  

O edital completo com todas as informações sobre inscrições e procedimentos de matrícula deverá ser publicado até o fim de setembro. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.