Reabertura do comércio em Porto Alegre anima vendas dos varejistas

O comércio não essencial de Porto Alegre já está na terceira semana de reabertura e registrou um aumento de cerca de 50% nas vendas. As informações são do levantamento realizado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, a CDL-POA.

Reabertura do comércio em Porto Alegre anima vendas dos varejistas
Reabertura do comércio em Porto Alegre anima vendas dos varejistas (Foto: Google)

Esse índice animou os lojistas dos shoppings, centros comerciais e de rua, que desejam permanecer mais tempo abertos.

Hoje (1), será realizada uma reunião com o prefeito Nelson Marchezan Júnior, os empresários do setor varejista devem defender a proposta de ampliar o funcionamento das lojas para oito horas por dia e abertura aos sábados também.

Os comércios de rua ficariam das 10h às 18h. Já os shoppings, funcionariam das 12h às 20h. 

Para o setor de alimentação, a operação seria ampliada, das 12h às 22h. Todos os setores deveriam ficar fechados aos domingos.

O presidente da CDL POA, Irio Piva, disse que a expectativa do setor é que a prefeitura aceite a proposta.

“Os lojistas adotaram todas as medidas de segurança para clientes e funcionários e podem funcionar por horário mais prolongado”, destacou. Piva afirmou ainda que o setor está otimista com o crescimento das vendas dos últimos dias.

Na segunda-feira (31), a circulação de pessoas foi intensa no Centro de Porto Alegre, muitas das pessoas estavam interessadas nas liquidações promovidas pelas lojas, principalmente as localizadas nas ruas Voluntários da Pátria e dos Andradas. 

A fiscalização da prefeitura multou 13 lojas que estavam em desacordo com o decreto municipal no último sábado (29). 

Os comércio não essenciais estão autorizados a abrir suas portas exclusivamente de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Além disso, foram apreendidos 250 itens de vestuário e eletrônicos sem procedência vendidos por ambulantes irregulares. Essa ação contou com agentes da Guarda Municipal, da EPTC e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Os consumidores devem cumprir as exigências, do uso de álcool em gel e o uso obrigatório de máscaras para circulação pelos comércios locais.