IPTU 2020: Porto Alegre registra 110 mil inadimplentes; veja as consequências

Terminou no fim de março, o prazo para regularizar o IPTU 2020(Imposto Predial e Territorial Urbano) 2020 em Porto Alegre. E até agora, cerca de 110 mil contribuintes não fizeram o pagamento e estão inadimplentes.

IPTU 2020: Porto Alegre registra 110 mil inadimplentes; veja as consequências
IPTU 2020: Porto Alegre registra 110 mil inadimplentes; veja as consequências (Imagem FDR)

Os dados divulgados pela Secretaria Municipal da Fazenda no dia 30 do mês passado, mostraram 110.816 casos de inadimplência. O montante não pago chega a R$142,16 milhões.

Quando comparado com os índices de 2019 no mesmo período, a inadimplência teve um aumento de 48%. Neste ano, 13,2% dos contribuintes estão com IPTU atrasado na capital, contra 8,9% no ano passado.

Os bairros com os maiores índices de inadimplência são: Pitinga, Restinga, Cascata, Lami, Rubem Berta, Lomba do Pinheiro, Santa Rosa de Lima, Arquipélago, Lageado, Campo Novo, Ponta Grossa, Guarujá, Aberta dos Morros, São Caetano e Agronomia.

Segundo a Receita Municipal, o índice de não pagamento do imposto é classificado como o mais baixo entre as capitais, graças as várias formas de cobrança.

É possível parcelar o pagamento do IPTU 2020 em até 60 vezes. Para isto, é necessário que o contribuinte interessado entre em contato com a secretaria para que novas guias sejam geradas. O pagamento delas deve ser efetuado no último dia útil de cada mês.

Canais de atendimento

Todos os atendimentos estão sendo realizados de forma virtual e por e-mail nos seguintes canais:

IPTU 2020 DF tem vencimentos marcados para esta semana

A terceira cota do IPTU 2020 (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbano) começa a ser cobrado na próxima semana no Distrito Federal.

As datas de vencimento foram organizadas com base no digito verificador da inscrição do imóvel que consta no Cadastro Imobiliário Federal (CI/DF).

Confira o cronograma de pagamento do IPTU 2020 DF:

  • Final da inscrição no CI/DF for 1 ou 2, a data de vencimento é na segunda-feira (13);
  • Final 3 e 4 deve-se pagar até terça-feira (14);
  • Final 5 e 6 até quarta-feira (15);
  • Final for 7 e 8 o prazo vai até quinta-feira (16);
  • Final 9, 0 ou X o boleto vence na sexta-feira (17).

Os boletos do IPTU são enviados para os contribuintes através dos Correios, mas podem ser obtidos também pelo site da Secretaria da Economia, no aplicativo Economia DF ou pode ser quitado diretamente no Banco der Brasília (BRB). Para pagar diretamente é só informar o número de inscrição do imóvel.

O não pagamento pode levar o cidadão a ser inscrito na Dívida Ativa e ser cobrado pela justiça. Ainda será adicionado, neste caso, 10% de acréscimo no débito não pago.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.