O Nubank está se aproximando do Itaú em quantidade de usuários que possuem cartões de crédito. De acordo com os dados divulgados pelo USB, o Nubank tem 26 milhões de cartões emitidos, enquanto o Itaú conta com 33 milhões.
Do total de 33 milhões de usuários do banco Itaú, são 35% desse mercado, afirmou o UBS (empresa de serviços financeiros).
Já o Nubank conseguiu em dois anos aumentar o número de usuários de cartão de crédito, passando de seis milhões de cartões para os atuais 26 milhões.
Dessa maneira, o banco das famílias Setúbal, Moreira Salles e Villela, está com a liderança ameaçada pela nova fintech.
A grande questão é saber se esse número também se mostrará rentável. De acordo com especialistas, o Itaú teve uma taxa de intercâmbio, por cliente, de R$ 84 no primeiro semestre de 2020, isso com apenas 27% a mais do que o Nubank no número de cartões emitidos que apresenta uma taxa de R$ 24.
De acordo com esses dados o Itaú gera muito mais receita de cada portador de cartões de crédito se comparado aos outros bancos. A taxa de intercâmbio equivale à quantidade de pagamentos realizados com os cartões voltados para os bancos, sendo uma das maiores fontes de receitas desse mercado.
Outra diferença entre os dois bancos é em relação ao crédito movimentado entre os clientes, já que o Itaú apresenta uma movimentação de R$ 2,2 mil no primeiro semestre. Em contra partida, o Nubank conta com R$ 468 de tíquete médio dos clientes. Por esse motivo, o UBS continuará com o banco Itaú.
Quais são as maiores diferenças entre os resultados do Itaú e o Nubank?
O Itaú conta com uma clientela mais madura e com renda maior, por esse motivo, mesmo o Nubank sendo o segundo maior emissor de cartões de crédito do país, só detém 5% da carteira de crédito movimentado pelo mercado de cartões no Brasil, bem diferente dos 35% do seu principal concorrente.