Nubank e PicPay prometem rendimento de 100% do CDI no dinheiro poupado

O Nubank e o PicPay passam para seus clientes 100% de rendimento no CDI. Essa rentabilidade é conseguida por deixar o dinheiro parado, sendo que para essas duas plataformas o rendimento é automático, ou seja, basta deixar o dinheiro na conta.

Nubank e PicPay prometem rendimento de 100% do CDI no dinheiro poupado
Nubank e PicPay prometem rendimento de 100% do CDI no dinheiro poupado (Imagem: Reprodução/Google)

Ao deixar o dinheiro na que conta do Nubank ou do PicPay, ele passa a render de forma automática. O CDI rende 1,89% anualmente e é uma ótima opção para quem pensa a longo prazo.

Segundo economistas esse tipo de rendimento é bem baixo, porém é bom para quem só quer guardar o dinheiro para uma emergência.

Sendo assim, é melhor do que guardar na poupança que rende muito menos, 1,57% ao ano. Além disso, a poupança está com rendimento abaixo da inflação, ou seja, o seu dinheiro perde poder de compra.

Rendimento e cuidados com as contas Nubank e PicPay

Mesmo sendo uma ótima opção de investimento, por ser algo fácil, há algumas questões que precisam ser analisadas antes de realizar o investimento. Por exemplo, o risco de crédito, ou seja, há a possibilidade do emissor não honrar com o pagamento.

Outra questão é conferir se o investimento é coberto pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Com o FGC a devolução dos valores em caso de incapacidade de pagar da instituição financeira é garantida. Porém, esse fundo só cobre até 250.000 reais por CPF e por instituição financeira.

Quando se é realizado transações bancárias, como transferências, pagamento de fatura e pagamento de boleto há a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

O último ponto a ser analisado é que essas contas não estão livres do imposto de renda, portanto, o IR deve constar o rendimento e não o valor que foi aplicado.

Dessa maneira, a alíquota do investimento pode ter uma variação de 15% a 22,5%, de acordo com o tempo de resgate do dinheiro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.