Comércios de Belo Horizonte furam regras e antecipam reabertura

Reportagem do Estado de Minas Gerais mostra violação das regras de distanciamento social em Belo Horizonte. Mesmo com o decreto da Prefeitura Municipal que determina o funcionamento reduzido e proibição de venda de bebidas alcoólicas a partir desta segunda-feira (24), os proprietários de bares de BH seguem mantendo sua clientela sem segurança. 

Comércios de Belo Horizonte furam regras e antecipam reabertura (Imagem: Google)
Comércios de Belo Horizonte furam regras e antecipam reabertura (Imagem: Google)

Mediante a aprovação da abertura por meio da Associação Brasileira dos Bares, Restaurantes e Lanchonetes (Abrasel), o funcionamento das atividades gera um conflito entre a gestão pública. 

De acordo com o plano de reabertura da prefeitura de Belo Horizonte, os bares só poderão funcionar seguindo uma série de regras.

Ficou determinado que cada cliente deve ser mantido em um distanciamento de 7 metros, bebidas alcoólicas não podem ser vendidas, o expediente só está liberado das 11h até às 15h, as mesas devem ficar expostas em áreas abertas (como calçadas) e precisam ficar separadas por 2,5 metros.

Além disso, a gestão exige ainda que os clientes tenham a temperatura corporal medida, os funcionários precisam estar de máscara o tempo inteiro e é preciso que haja circulação de vento nos ambientes.  

Já pela Abrasel, as normas não são obrigatórias. Segundo o último decreto, qualquer bar pode reabrir as portas e não há limitações quanto ao tempo de funcionamento, produtos vendidos, etc. Fica a encargo de cada região determinar as regras. A falta de alinhamento entre ambos os poderes vem fazendo com que as regras sejam violadas.  

Bares violam regras de distanciamento em Belo Horizonte

Nesse domingo (23), uma reportagem do Estado de Minas flagrou as atividades indevidas no centro da cidade.

Bares da Avenida Brasil, no Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, estavam recebendo seus clientes sem seguir as regras acima. Havia indícios de aglomeração, falta dos equipamentos de segurança e venda de produtos alcoólicos.

É válido ressaltar ainda que a reabertura dessas atividades só estaria autorizada a partir desta segunda-feira (24), o que intensifica ainda mais a violação das normas públicas. Na Praça Savassi, haviam outros pontos boêmios funcionando de forma irregular.  

Com a exibição de jogos de futebol, os clientes se reuniram para assistir a partida tomando cerveja sem máscaras e com mesas lotadas. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.