Novo serviço do Banco Central já tem data de lançamento. Nessa quinta-feira (20), o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resoluções do Banco Central (BC), João Manoel de Pinho Mello, informou que os saques de dinheiro em comércios passarão a ser feitos a partir do primeiro semestre de 2021. Criada dentro do sistema PIX, a modalidade permitirá que os correntistas tenham acesso a liberações sem precisarem ir até um banco.
O PIX funcionará como um serviço de saque, administrado pelo Banco Central. O sistema de pagamentos e transferências promete ser feito de forma instantânea e deverá ser mais barato e rápido do que os que estão disponíveis atualmente no mercado, como TED e DOC.
Quando anunciou a plataforma, o BC informou que ela tem como principal finalidade otimizar e agilizar ainda mais as liberações e envios de valores, pondo fim ao período de aprovação de 24h e cobranças de taxas de transferências.
A ideia é que já em 2021 ele passe a ser aplicado no varejo e na sequência seja expandido.
— Nós colocaremos no primeiro semestre do ano que vem a funcionalidade do saque Pix no varejo, para diminuir o custo de manejo de dinheiro no varejo e poder oferecer a possibilidade de um serviço, de uma conveniência, para o consumidor — disse o diretor.
Como sacar pelo PIX
Para poder fazer saques ou pagamentos pelo Pix, o cidadão deverá ter em seu celular algum aplicativo de banco (tradicional ou fintech). Na sequência, basta ir até um caixa de supermercado, informar o valor desejado e a modalidade Pix.
O atendente escolherá a opção através da maquininha de cartão e irá exibir um QR Code que deverá ser lido pela câmera do celular.
Pronto, o valor será validado automaticamente. Assim, o vendedor irá tirar os R$ 200 de seu caixa e entregar ao usuário na hora.
Avaliação do Banco Central
Segundo os representantes do Banco Central, o novo serviço deverá facilitar a vida do consumidor e também aumentará o fluxo de pessoas nas lojas dos comerciantes. Dessa forma, espera-se que seja uma atividade benéfica para ambas as categorias e além disso reduzirá as burocracias exigidas pelas demais instituições bancárias.