Por causa da Pandemia de Covid-19 muitas pessoas estão em dúvidas em relação às datas e valores para o pagamento de impostos do Detran-MG. Por esse motivo, o órgão tem recebido muito questionamentos dos motoristas sobre a regularização de veículos e o status do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).
O Detran-MG alterou sua forma de atendimento devido ao isolamento social por causa do Covid-19.
Além disso, teve que alterar datas e valores do pagamento de tributos como o imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).
Segundo o Departamento de trânsito de Minas Gerais a taxa de licenciamento não será isenta e será cobrada, assim como nos anos anteriores.
O CRLV pode ser impresso no site do Detran-MG e, por isso mesmo, não há motivos para não realizar o seu pagamento.
O Detran do estado mineiro ainda deixa claro que os comprovantes de pagamento não são válidos como documento do veículo, portanto, é necessário ter o documento físico ou no formato digital em caso de fiscalização.
Com a comprovação digital o agente pode dispensar o condutor e o veículo, desde que seja possível realizar a consulta ao sistema, certificando assim, que o veículo está licenciado.
É importante lembrar que devido à pandemia as vistorias e serviços relacionados a veículos, habilitação e infrações estão interrompidos até que dure o período de calamidade pública. Dessa forma, quem não conseguiu fazer esses ser viços antes do isolamento social não precisa se preocupar, pois não haverá nenhum prejuízo.
Serviços ofertados Detran-MG durante à pandemia de Covid-19
O Detran-MG já ofertava diversos serviços online e agora com a pandemia só vem aperfeiçoando-os. No site do órgão é possível fazer agendamentos, consultar situação do veículo, emitir boleto de multa, fazer a consulta e impressão do IPVA e da Taxa de Licenciamento, imprimir CRLV, solicitar a Renovação da CNH, entre outros serviços.
CNH-E
Quem possui a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-E) pode fazer a regulamentação do documento no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e depois acessar o aplicativo CNH-E e seguir as orientações abaixo:
- Acesse o app com o seu CPF e a senha cadastrada no site do Denatran;
- Valide os dados cadastrais, informando o CEP do endereço do condutor;
- Faça a leitura do QR-CODE de sua CNH;
- Faça a leitura facial;
- Insira o número do telefone celular;
- Clique em “concluir”.