Detran MG comunica suspensão temporária dos seus serviços

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) comunicou que nesta segunda-feira (17) haverá a suspensão temporária dos seus serviços de vistoria, emplacamento e emissão de documento de veículos.

Detran - MG comunica suspensão temporária dos seus serviços
Detran MG comunica suspensão temporária dos seus serviços (imagem:Reprodução/Google)

Essa suspensão é justificada pela transição das placas atuais para o padrão Mercosul. A troca está prevista para terça-feira, 18 de fevereiro.

Leia também: Placas do Mercosul: quem precisa usar? E qual valor? Saiba tudo aqui!

Segundo o Detran MG, a previsão é que o sistema volte a funcionar no mesmo dia, normalmente.

Essa paralisação ocorrerá, pois o sistema de informática da instituição deverá passar por uma adequação e não poderão ser realizadas transações nesse período.

As transferências de propriedade que venceram na sexta-feira (14) e hoje (17), terão os seus prazos prorrogados pelo mesmo período em que será realizado a atualização do sistema.

O Detran informa que os processos que começaram na última quinta-feira (13), com a ficha cadastral emitida, poderão ser protocolados na Divisão de Registro de Veículos (DRV), na cidade de Belo Horizonte e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRAN), no interior do estado.

As mudanças na placa serão realizadas de forma gradual. O novo modelo, chamado de Mercosul, será obrigatório no primeiro emplacamento. Aqueles que possuem a placa antiga ainda podem circular normalmente com a mesma.

A transição para colocar a nova placa será exigida caso o motorista mude de estado e município. E em situações específicas como: a mudança de categoria, perda, furto, roubo ou até dano à placa antiga.

As placas do Mercosul serão compostas por quatro letras e três números, o inverso das placas de hoje. Foram realizadas mudanças na cor, que agora será totalmente branca.

As cores das fontes irão realizar a diferenciação dos veículos, a cor preta será utilizada para os veículos de passeio, a vermelha para os carros comerciais, o azul para os oficiais, a verde para os veículos em teste, dourado para os diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.

Leia também: Investimento com baixa da taxa Selic pede inovação! Saiba estratégias

Desde que estreou no Rio de Janeiro, em setembro de 2018, a placa já perdeu itens que estavam previstos como o lacre, que foi substituído por um QR Code.

Foi removida a película refletiva que seria aplicada em cima dos caracteres, como se fosse uma marca d’água. Tudo para baratear as placas para os consumidores.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!