Placas do Mercosul: quem precisa usar? E qual valor? Saiba tudo aqui!

Motoristas brasileiros devem ficar atentos. Desde o último dia 31 de janeiro a aplicação das novas placas do Mercosul tornaram-se obrigatórias para a maioria dos automóveis. A partir de agora, aqueles que comprarem carros novos terão que aderir à proposta. Além disso, veículos em situação de troca de endereço, entre outras condições, também deverão se adaptar. No texto abaixo, separamos os principais questionamentos dessa mudança. Confira.

Placa do Mercosul: quem precisa usar? E qual valor? Saiba tudo aqui! (Imagem: Reprodução - Google)
Placa do Mercosul: quem precisa usar? E qual valor? Saiba tudo aqui! (Imagem: Reprodução – G1)

Que veículos precisam usar a nova placa?

  • Qualquer moto zero quilômetro;
  • Veículos que mudaram de município;
  • Veículos que trocaram de categoria (ex: taxi que virou carro de passeio);
  • Veículos com placa danificada, ilegível reprovada em vistoria;
  • Veículos com a placa furtada ou quem quiser trocá-la voluntariamente.

Leia também: Detran SP divulga valores para implantação da placa mercosul

A obrigatoriedade das novas placas do Mercosul acontece nos seguintes casos:

  • Primeiro emplacamento;
  • Mudança de categoria do veículo;
  • Roubo, furto, extravio ou dano da placa;
  • Mudança de unidade federativa;
  • Instalação de segunda placa traseira.

 Quanto custa?

O valor varia de acordo com as taxas cobradas por cada empresa de estamparia, mas está em uma média de R$ 179,84 para veículos e R$ 55,05 para motocicletas.

Sendo que não há um prazo final para a troca das placas. Segundo o Contran, exceto os veículos nas condições mencionadas acima, os demais poderão rodar com o modelo antigo até serem sucateados.

Leia também: IPVA CE 2020: primeira parcela vence nesta segunda-feira (10)

Qual o motivo para troca pelas placas do Mercosul?

Segundo o governo federal, a medida tem como objetivo reforçar o sistema de segurança nacional através de tecnológicas de QR Code e marca d’água. Outro motivo levado em consideração diz respeito às numerações dos veículos que agora contam com um novo sistema alfanumérico.

Como fazer o novo emplacamento com as placas do Mercosul?

O funcionamento do serviço varia de acordo com cada estado, mas apresenta um comportamento padrão.

O motorista precisa ir até o Detran de sua região e solicitar um agendamento para a troca da placa. O processo solicitará os documentos pessoais do proprietário do automóvel e também os documentos de comprovação do mesmo.

Após fazer o registro no Detran, caberá ao motorista ir até uma estampadora de seu interesse e emplacar o veículo. Como está na fase inicial da mudança, o órgão de transito disponibiliza, em suas unidades, uma lista com todas as empresas credenciadas que estão fazendo o serviço. O pagamento deve ser feito pela a empresa e não no Detran.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.