IPVA CE 2020: primeira parcela vence nesta segunda-feira (10)

Nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, a primeira parcela e a cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do estado do Ceará vão vencer. Quem optar por quitar o IPVA CE 2020 à vista pode contar com desconto de 5% sobre o valor original. 

IPVA CE 2020: primeira parcela vence nesta segunda-feira (10)
IPVA CE 2020: primeira parcela vence nesta segunda-feira (10) (Imagem:Reprodução/Google)

O parcelamento poderia ser realizado em até cinco vezes, porém nesta modalidade os contribuintes não terão direito a redução.

Leia também: IPVA AL 2020: pagamento com desconto termina nos próximos dias 

As outras parcelas irão vencer no 10 de março, 13 de abril, 11 de maio e 10 de junho. O valor mínimo que deve ser pago na parcela é de R$100. 

Este ano, os motoristas pagarão menos no IPVA, a base de cálculo registrou queda de 4,29% se comparado ao ano passado. 

O carnê pode ser emitido no aplicativo Meu IPVA, que está disponível para download para Android e iOS. Além disso, pode ser feito no site da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE).

Para emitir o documento, é necessário que o motorista informe o chassi do veículo ou até o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e a placa.

Vale lembrar que a Secretaria não envia os carnês via Correios ou por e-mail. Caso receba qualquer mensagem que induza a informar dados bancários em nome da Sefaz, fique atento. O meu mais seguro de emitir o boleto é no aplicativo e site oficial.

O pagamento do IPVA CE 2020 pode ser feito nos bancos e em casas lotéricas. Há a opção para pagar o imposto com cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco. O governo pretende arrecadar cerca de R$1,084 bilhão.

Além destes dois bancos, o tributo ainda pode ser quitado nas redes: Santander,  Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Itaú, e casas lotéricas.

O IPVA é um imposto Estadual e por isso, suas datas e seus valores variam de um estado para outro.

Coma a arrecadação, o governo do estado informou que 50% deve ser destinado para o município em que o veículo foi emplacado. E outros 50% vão compor o Tesouro do estado.

O dinheiro é utilizado para investimento nos setores de atendimento ao público, como educação, saúde, segurança, infraestrutura e transporte.

Leia também: Décimo terceiro do Bolsa Família vai ser liberado neste ano? Saiba aqui!

O pagamento do IPVA CE 2020 é obrigatório, e deixar de quitar o imposto pode aplicar multas e juros. Além de infração de trânsito. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!