IPVA AL 2020: pagamento com desconto termina nos próximos dias 

Os alagoanos ganharam um prazo maior para realizar o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto nos próximos dias. Agora, a data para pagar o IPVA AL 2020 em cota única com 10% de desconto foi prorrogada para o dia 11 de fevereiro.

IPVA AL 2020: pagamento com desconto termina nos próximos dias 
IPVA AL 2020: pagamento com desconto termina nos próximos dias (Imagem: Reprodução/Google)

O novo calendário oferta esse desconto para todos os finais de placas que vão de 0 a 9. Existe, no entanto, um outro cronograma que determina um prazo final para o pagamento da cota única sem desconto ou da primeira parcela para quem preferiu dividir.

Saiba também: DPVAT vai devolver valor pago pelos contribuintes; entenda em quais situações 

  • Placas final 1 e 2: 28 de fevereiro
  • Placas final 3 e 4: 31 de março
  • Placas final 5 e 6: 30 de abril
  • Placas final 7 e 8: 29 de maio
  • Placas final 9 e 0: 30 de junho

O tributo pode ser dividido em até 6 vezes e o valor a ser pago por parcela não pode ser menor que R$100.

Alagoas teve uma redução no valor do IPVA AL 2020 de 3,54%. Os contribuintes podem retirar o seu carnê de pagamento no site da Secretaria de Estado da Fazenda. É só clicar em “espaço do contribuinte” e depois escolha a opção IPVA. 

Assim que for direcionado a próxima janela, é necessário clicar em “emissão de boletos” e informar o renavam e a placa do carro. 

Os contribuintes podem optar pela emissão presencial, mas para isso eles devem comparecer até uma das Centrais Já!

O valor o tributo varia dependendo do automóvel, e se diferencia se for carro, moto, caminhão, ônibus, micro ou van. A alíquota determinada pela Secretaria Estadual da Fazenda é multiplicada pelo valor venal do veículo.

Este valor tem como base a tabela Fipe, que considera o ano de fabricação, marca, motor e demais especificações.

Caso o pagamento do tributo não seja feito, será realizado o acréscimo de multa e juros sobre os valores não quitados. Além disso, sem realizar esse pagamento o motorista não pode licenciar o seu carro.

E corre o risco de ter o bem apreendido, caso seja parado em blitz policial que podem apontar o não quitamento da dívida. 

Transitar com documento vencido ou inadimplente é considerada infração gravíssima. Por isso é preciso estar atento a data de pagamento do IPVA AL 2020. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!