IPVA 2020: Veja como conseguir isenção do pagamento no SEU estado

PONTOS CHAVES

  • Carros com mais de 10 anos de uso podem ficar livres do IPVA
  • Isenção do imposto é determinada de acordo com governo estadual
  • Ausência do pagamento pode suspender circulação do automóvel

Brasileiros com carros antigos podem ficar livre das tributações. Se você é motorista ou apresenta um carro sob sua titularidade que está em circulação no mercado há tempos, fique atento pois as cobranças do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) podem ser suspensas. A isenção do IPVA é determinada de acordo com as normas aplicadas pelos governos estaduais. Normalmente, elas são concedidas para veículos mais antigos.  

IPVA 2020: Veja como conseguir isenção do pagamento no SEU estado (Imagem: Reprodução – Google)

Antes de procurar saber se tem ou não direito à isenção, a primeira coisa necessária é entender como o valor do IPVA é calculado.

Para poder definir a quantia, o Departamento de Trânsito de cada estado verifica o preço médio do veículo em circulação no mercado e aplica então uma alíquota que varia de acordo com a modalidade do mesmo.  

É nas definições dessas alíquotas que o pagamento se diferencia, tendo regiões com uma taxa mais elevada que outras.

Já o preço do automóvel é consultado de forma igualitária pela tabela desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). 

Quando o carro é antigo, a base de cálculo de seu preço é determinada de acordo com o documento de aquisição, sendo acrescentados os demais tributos e encargos atualizados. No entanto, há depender do ano, eles tendem a ficar isentos da cobrança.  

Isenção de IPVA no Acre 

No Acre, fica livre do pagamento do IPVA todos os veículos que possuem mais de 20 anos de fabricação.  

Alagoas 

Já em Alagoas, o tempo de isenção é determinado para os automóveis que foram fabricados até o dia 31 de dezembro de 2000. Anterior a esse período o proprietário não precisa quitar o imposto.  

Amapá 

No Amapá, a validade é menor, liberando do pagamento os automóveis que possuam mais de 10 anos de fabricação.  

Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo e Maranhão 

No Amazonas, os motoristas estão no meio termo. O não pagamento só pode ser gozado por aqueles que tem imóveis com mais de 15 anos de uso. O mesmo período é aplicado para os proprietários de imóveis na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo e Maranhão 

Mato Grosso 

Já no Mato Grosso, a isenção do IPVA é liberada para os veículos com mais de 18 anos de uso.  

IPVA 2020: Veja como conseguir isenção do pagamento no SEU estado (Imagem: Reprodução – Google)

Mato Grosso do Sul 

No Mato Grosso do Sul a taxa é livre para quem tem mais de 20 anos de fabricação. 

Minas Gerais 

Na região de Minas, o IPVA só não é cobrado para aqueles motoristas intitulados como Placa Preta. Trata-se de veículos com um valor histórico.  

Pará e Paraíba 

Para os paraenses a isenção só pode ser obtida se o bem tiver mais que 15 anos de uso. O mesmo se aplica na Paraíba. 

Paraná 

No Paraná a dispensa é validada automaticamente para quem tem mais de 20 anos de fabricação.  

Pernambuco 

Em Pernambuco o direito é obtido pelos carros qualificados como uma espécie de ‘colação’ tendo mais de 30 anos de fabricação e um Certificado de Originalidade reconhecido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), emitido conforme os termos de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

Não pagamento do IPVA pode suspender circulação do veículo 

Para os motoristas que precisam quitar o imposto, a inadimplência do mesmo pode resultar na suspensão do veículo. Por lei, o Detran não tem direito de confiscar o bem caso o IPVA não esteja pago.

No entanto, sem a quitação o motorista fica impossibilitado de atualizar o Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV). A ausência deles permite que o bem fique apreendido até que a papelada seja regularizada.  

Calendários de pagamento do IPVA 

Para consultar os calendários de pagamento do IPVA, você deve entrar em contato com o Departamento de Trânsito da sua região. Normalmente, as datas são publicadas em seus portais eletrônicos e oferecem duas modalidades.

A primeira é por meio da cota única que concede descontos no valor total do imposto. Já a segunda diz respeito ao parcelamento que pode ser feito entre 5 até 10 meses. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.