Pandemia do novo coronavírus altera calendário de tributações no Rio Grande do Norte. Nessa quarta-feira (29), a administração pública da região informou que estará adiando a data de pagamento da cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2020). Agora, os motoristas terão até o dia 17 de agosto para quitar o valor total da cobrança, independentemente do número final da placa do seu carro.   

publicidade
Calendário IPVA 2020 RN ganha novos prazos de vencimento; confira calendário (Imagem: Reprodução - Google)
Calendário IPVA 2020 RN ganha novos prazos de vencimento; confira calendário (Imagem: Reprodução – Google)
publicidade

Além da opção de pagamento á vista, para quem está com a prestação em parcelas, também há outras datas.

Com a crise econômica gerada pelo novo coronavírus, a gestão do Rio Grande do Nortese viu obrigada a aditar as datas de pagamento de seus impostos.

De acordo com a governadora, Fátima Bezerra (PT), a decisão foi tomada para evitar um alto número de inadimplência tendo em vista que os cidadãos estão sem poder aquisitivo para encerrar o débito. Desse modo, o calendário do IPVA se estenderá até o mês de dezembro.  

Para quem for quitar pela cota única, a secretaria de tributação estará aplicando descontos no valor total do imposto. A data limite para o grupo é 17 de agosto.

Já para as pessoas com o tributo em parcelamento, a primeira deve ser paga também no dia 17 de agosto e se estenderá até 15 de dezembro.  

Novo calendário IPVA 2020 

Parcela  Data de pagamento 
Cota única  17/08 
1ª parcela  17/08 
2ª parcela  15/09 
3º parcela  15/10 
4ª parcela  16/11 
5ª parcela  15/12 

Fonte: SET 

A gestão explicou ainda que, aqueles que estiverem com parcelas atrasadas terão direito de se enquadrar no novo calendário. Para esse grupo, está sendo elaborado um outro cronograma que deverá ser publicado em breve. 

Emissão dos boletos com novas datas do IPVA 

Para ter acesso ao carnê de pagamento atualizado, o motorista precisa acessar o site do Detran da região ou então o portal da secretaria de tributação.

Nele, basta se direcionar até a opção de serviços e impostos, selecionar a aba IPVA e informar o número do RENAVAN do veículo.  

Ao acessar a área restrita, poderá conferir todos os carnês em abertos com os valores e datas já atualizados. Esses, podem ser quitados em qualquer instituição bancária nas agências ou pelos aplicativos das mesmas 

Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco e formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.