Dia dos Pais acontece neste domingo (9); saiba quais cuidados tomar antes das compras

dia dos pais está chegando, mas com a pandemia do novo coronavírus ainda em circulação, sair para comprar presentes é algo arriscado. Desse modo, analistas do mercado afirmam que grande maioria dos filhos estão procurando pelas plataformas digitais para adquirirem as lembranças de seus genitores. Pensando nisso, o Procon carioca publicou uma série de alertas para evitar fraudes e demais estresses.   

Dia dos Pais acontece neste domingo (9); saiba quais cuidados tomar antes das compras
Dia dos Pais acontece neste domingo (9); saiba quais cuidados tomar antes das compras (Imagem: Reprodução – Google)

A primeira coisa a se fazer é pesquisar o histórico da loja onde deseja efetuar o pagamento. Em seu site, procure pelas avaliações de antigos compradores. Faça o mesmo em demais portais de reclamações.

O Google, por exemplo, é uma ótima ferramenta para verificar tais dados, pois coloca estrelas e críticas em destaque de cada marca. 

Outro ponto importante é desconfiar das ofertas com percentuais de descontos muito grandes. No caso de preços que estão fora da média do mercado, prefira não arriscar.

Apenas em marcas nacionalmente conhecidas, se houver circulação de campanhas em seus perfis, é que você deve se sentir seguro.  

Compras no débito são um risco 

Evite compras em boletos bancários, principalmente para sites menores e com pouca publicidade. No caso do cartão de crédito, se houver algum dano no produto ou fraude, as possibilidades de estorno são maiores.

Identificando e comprovando a fraude, a operadora é obrigada a lhe fornecer o retorno financeiro. Entretanto, como nos carnês as transferências são diretas, a possibilidade fica mais difícil.  

Política de trocas no Dia dos Pais 

Por fim, não esqueça de verificar as políticas de trocas das marcas. Nesse período de pandemia, o tempo de entrega pode ser amplificado tendo em vista que os estabelecimentos precisam de um prazo maior para fazer o envio. 

Caso precise realizar uma troca do seu presente do dia dos pais, procure se informar sobre o tempo total em que ela será feita. Normalmente, as lojas têm até 30 dias para reparar o produto.

Se o mesmo vier com defeito ou trocado, não esqueça de registrar a diferença para uma possível comprovação judicial.  

Há ainda também um período de desistência de sete dias para quem fez uma aquisição fora do estabelecimento (por telefone, em domicílio, catálogo e internet). Para isso, é preciso notificar a marca e lembre-se de registrar a ação.   

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.